O Programa de Educação Executiva Internacional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), começou nesta segunda-feira (14/10) em Londres. Com a participação de 40 empresários e sob a coordenação do industrial Ricardo Cavalcante, o evento acontece na renomada Imperial College Business School, uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Segundo o QS World University Rankings 2025, a instituição está entre as principais do mundo, reforçando sua excelência acadêmica e relevância no cenário internacional.

Qual o objetivo do programa da FIEC?
O programa da FIEC busca aprofundar o conhecimento e ampliar a perspectiva global dos participantes em temas essenciais para o desenvolvimento dos negócios e do Ceará. No entanto, mira também temas como liderança, governança digital, inteligência artificial, indústria 5.0, ciência quântica e inovação sustentável, através do Programa da FIEC.
Qual a duração do programa da FIEC?
O evento, que ocorre até quinta-feira (17/10), oferece sessões acadêmicas com especialistas, visitas técnicas e networking. No primeiro dia, os participantes do programa da FIEC foram recebidos pelo Diretor de Educação Executiva da Imperial College, David Brown, e seguiram para uma sessão com Yves-Alexandre de Montjoye sobre governança digital e proteção de dados. Adam King, especialista em liderança, também palestrou sobre inovação e tendências de liderança.
À tarde, o grupo visitou a Faculty.ai, focada em Inteligência Artificial, e a Bloomberg, onde exploraram o uso de dados e análises para decisões estratégicas em setores como finanças e tecnologia. Ao longo dessas atividades, cresceu a importância do Programa da FIEC.
Leia mais:
Saiba mais sobre a iniciativa
O Programa de Educação Executiva Internacional é realizado anualmente em algumas das melhores universidades do mundo. Em 2022, aconteceu na La Salle, em Barcelona, na Espanha. Mas, em 2023, foi a vez de Boston, nos Estados Unidos, com atividades no MIT e em Harvard.
Neste ano, o Programa da FIEC chega a Londres, líder nos rankings de cidades inteligentes e entre as melhores cidades do mundo. Londres também é o segundo maior ecossistema de startups do planeta. A Imperial College, anfitriã do programa, tem se destacado desde a pandemia por avanços em pesquisas sobre mudanças climáticas e contribuições nas áreas de energia sustentável, biotecnologia e inteligência artificial.
Com o objetivo de aprimorar a alta gestão das organizações, o Programa da FIEC busca fortalecer o posicionamento das lideranças cearenses. Mas também as prepara para enfrentar os desafios presentes e futuros. Ele capacita os participantes a expandirem seus negócios e melhorarem a eficiência de suas instituições. O programa faz parte de uma série de iniciativas de educação executiva do IEL Ceará. Estão voltadas ao desenvolvimento de lideranças. Além disso, reforça o papel do Instituto na conexão entre o setor produtivo, o governo, universidades e os mais importantes centros de conhecimento do mundo.
Com foco em preparar os participantes para as demandas do mercado global, o programa promove a liderança transformadora e a aplicação prática de conceitos como sustentabilidade corporativa e transformação digital. Esse conhecimento capacita os empresários a liderarem mudanças importantes em suas organizações, garantindo sua competitividade no cenário global.