Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Estoques de petróleo dos EUA caem 2,191 milhões de barris

Estoques de petróleo caem 2,191 milhões de barris, enquanto as refinarias dos EUA aumentam sua capacidade para 87,7%.
Estoques de petróleo dos EUA caem 2,191 milhões de barris
(Imagem: Designed by Freepik)

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos caíram em 2,191 milhões de barris na semana encerrada em 11 de outubro, segundo informações do Departamento de Energia (DoE) divulgadas nesta quinta-feira (17). Com isso, o total armazenado caiu para 420,55 milhões de barris.

Estoques de petróleo abaixo das expectativas

A pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal estimava que os estoques de petróleo dos EUA teriam uma alta de 1,9 milhão de barris. Da mesma forma, o consenso da LSEG esperava um acréscimo de 1,835 milhão de barris. Contudo, o que ocorreu foi o oposto: uma queda nas reservas.

Além da diminuição nos estoques de petróleo bruto, houve também uma redução nos estoques de gasolina. De acordo com os dados, a queda foi de 2,201 milhões de barris, reduzindo o volume total para 212,69 milhões de barris. Já os estoques de destilados, que incluem óleo diesel e óleo para aquecimento, caíram em 3,534 milhões de barris, para um total de 114,98 milhões de barris. A expectativa para os destilados era de uma queda menor, de 2,2 milhões de barris, mas o número final também ultrapassou as previsões.

Aumento na taxa de utilização das refinarias

Outro ponto no relatório do DoE foi o aumento na taxa de utilização das refinarias, que passou de 86,7% na semana anterior para 87,7% na semana mais recente. Esse aumento surpreendeu o mercado, que esperava uma queda para 86,3%. A maior utilização das refinarias indica que as empresas estão processando mais petróleo, o que pode ser um reflexo da maior demanda interna ou de uma tentativa de aumentar a produção de derivados.

Produção e distribuição em Cushing

Apesar da queda nos estoques de petróleo, o centro de distribuição de Cushing, em Oklahoma, registrou um aumento de 108 mil barris. Cushing é um dos maiores pontos de distribuição de petróleo nos EUA e serve como referência para o preço do petróleo tipo WTI (West Texas Intermediate), um dos principais benchmarks globais.

Além disso, a produção média diária de petróleo nos EUA também aumentou, subindo de 13,4 milhões de barris para 13,5 milhões de barris.

Perspectivas futuras para os estoques de petróleo

A queda nos estoques de petróleo e derivados, combinada com o aumento na utilização das refinarias, pode levar a uma maior volatilidade no mercado. Com a produção e o consumo sendo ajustados, é possível que os preços do petróleo continuem a flutuar. Analistas seguirão monitorando de perto os dados de estoques, produção e demanda para prever os próximos movimentos do mercado.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas