Os estoques de petróleo nos Estados Unidos caíram em 2,191 milhões de barris na semana encerrada em 11 de outubro, segundo informações do Departamento de Energia (DoE) divulgadas nesta quinta-feira (17). Com isso, o total armazenado caiu para 420,55 milhões de barris.
Estoques de petróleo abaixo das expectativas
A pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal estimava que os estoques de petróleo dos EUA teriam uma alta de 1,9 milhão de barris. Da mesma forma, o consenso da LSEG esperava um acréscimo de 1,835 milhão de barris. Contudo, o que ocorreu foi o oposto: uma queda nas reservas.
Além da diminuição nos estoques de petróleo bruto, houve também uma redução nos estoques de gasolina. De acordo com os dados, a queda foi de 2,201 milhões de barris, reduzindo o volume total para 212,69 milhões de barris. Já os estoques de destilados, que incluem óleo diesel e óleo para aquecimento, caíram em 3,534 milhões de barris, para um total de 114,98 milhões de barris. A expectativa para os destilados era de uma queda menor, de 2,2 milhões de barris, mas o número final também ultrapassou as previsões.
Aumento na taxa de utilização das refinarias
Outro ponto no relatório do DoE foi o aumento na taxa de utilização das refinarias, que passou de 86,7% na semana anterior para 87,7% na semana mais recente. Esse aumento surpreendeu o mercado, que esperava uma queda para 86,3%. A maior utilização das refinarias indica que as empresas estão processando mais petróleo, o que pode ser um reflexo da maior demanda interna ou de uma tentativa de aumentar a produção de derivados.
- União bate recorde com 86 mil barris de petróleo por dia
- ANP revela investimentos bilionários para exploração de Petróleo e Gás até 2027
- PPSA venderá 1,5 milhão de barris de petróleo no mercado spot
- Alta no Petróleo: suspensão da Líbia impulsiona preços em 3%
- OPEC reduz previsão de demanda de petróleo para 2024
Produção e distribuição em Cushing
Apesar da queda nos estoques de petróleo, o centro de distribuição de Cushing, em Oklahoma, registrou um aumento de 108 mil barris. Cushing é um dos maiores pontos de distribuição de petróleo nos EUA e serve como referência para o preço do petróleo tipo WTI (West Texas Intermediate), um dos principais benchmarks globais.
Além disso, a produção média diária de petróleo nos EUA também aumentou, subindo de 13,4 milhões de barris para 13,5 milhões de barris.
Perspectivas futuras para os estoques de petróleo
A queda nos estoques de petróleo e derivados, combinada com o aumento na utilização das refinarias, pode levar a uma maior volatilidade no mercado. Com a produção e o consumo sendo ajustados, é possível que os preços do petróleo continuem a flutuar. Analistas seguirão monitorando de perto os dados de estoques, produção e demanda para prever os próximos movimentos do mercado.