A Enel Distribuição São Paulo informou que 24.304 imóveis estão sem energia elétrica na Grande São Paulo na manhã deste sábado (26). A falta de energia em São Paulo atinge principalmente a capital paulista, com 19.510 clientes sem luz. São Bernardo do Campo aparece em seguida, com 1.404 imóveis sem fornecimento de energia.
Enel justificou a falta de energia em São Paulo
Na sexta-feira (25), a concessionária emitiu um alerta de chuvas fortes e ventos, explicando que o fenômeno está relacionado à atuação de um ciclone extratropical no Atlântico Sul. “Ventos fortes e pancadas de chuva têm atingido nossa área de concessão desde quinta-feira (24), e a previsão é que continuem ao longo do fim de semana, com rajadas de até 90 km/h”, informou a Enel, que volta a ser alvo de críticas pela falta de energia em São Paulo.
Uma moradora do bairro Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, que preferiu não se identificar, relatou à Agência Brasil que sofre com a falta de energia desde quarta-feira (23), após as fortes chuvas que atingiram a cidade no fim do dia. Seus pais e irmão, que moram no mesmo bairro, também estão sem luz.
“Perdi carnes que dariam para 20 dias, além de leite e verduras na geladeira. Tive que ir para a casa da minha tia, porque com uma criança pequena, não dava para ficar sem luz”, contou a moradora, que vive com seu filho de quatro anos. Desde então, sofrendo com a falta de energia em São Paulo, toda a família está recorrendo à casa da tia no Jardim Antártica, a 15 minutos a pé, para tomar banho, jantar e recarregar o celular enquanto aguardam o fim da falta de energia em São Paulo.
Prejuízos
A casa da tia, que tem apenas dois quartos, está se impactando com a falte de energia em São Paulo. Porém, tem de abrigar sete pessoas: a moradora, seu filho, seus pais, seu irmão, sua tia e a filha dela. Enquanto a moradora e o filho estão dormindo na casa da tia desde quarta-feira, seus pais e irmão retornam à própria casa à noite por falta de espaço, alternando entre caminhar e usar aplicativos de transporte devido ao horário.
“O dinheiro que estamos gastando com Uber nesses dias daria para fazer compras de feira. Além de todo o alimento que foi perdido no congelador e na geladeira”, lamentou. A Enel informou que, apesar da prolongada falta de energia em São Paulo, a previsão de retorno será às 18h deste sábado.