Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

PIB da França cresce 0,4% no 3º trimestre, acima das projeções

O PIB da França supera as expectativas, com alta de 0,4% no 3º trimestre, impulsionado pelo turismo dos Jogos Olímpicos e aumento no consumo.
Imagem da bandeira da França para ilustrar a matéria jornalística sobre o crescimento do PIB da França
(Imagem: Wouter Engler/Wikimedia Commons)

O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2024, superando as expectativas dos economistas, os segundos dados preliminares da agência de estatísticas INSEE divulgados nesta quarta-feira (30). Este aumento, superior ao crescimento de 0,2% registado no trimestre anterior, foi impulsionado em grande parte pelos Jogos Olímpicos de Paris, que atraíram um número alto de turistas e estimularam o consumo.

PIB da França: recuperação além do esperado

Economistas projetaram um aumento de 0,3% no PIB da França para o período. No entanto, o resultado de 0,4% aponta para uma recuperação mais forte. O INSEE, que em setembro já havia ajustado sua previsão de crescimento de 0,5% para 0,4%, reafirmou que o setor turístico e o consumo impulsionado pelos Jogos Olímpicos foram determinantes para essa elevação.

Olimpíadas e Turismo ajudaram no crescimento do PIB da França

Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 atraíram um grande número de visitantes, gerando um impacto no setor de consumo. Com o turismo em alta, houve um aumento de 0,5% nos gastos dos consumidores, demonstrando como eventos internacionais podem contribuir para a economia, estimulando o consumo e fortalecendo o PIB da França.

Desafios da nova liderança e questões fiscais

Apesar do crescimento econômico, o cenário político francês continua desafiador. Em setembro, o presidente Emmanuel Macron nomeou Michel Barnier como primeiro-ministro, após semanas de negociações. Agora, Michel Barnier precisa enfrentar uma difícil tarefa de aprovar o orçamento de 2025 e lidar com o déficit fiscal em um Parlamento fragmentado na França. O equilíbrio fiscal e a continuidade do crescimento econômico sustentável serão pontos centrais para o novo governo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas