Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Lares urbanos com internet sobem de 13% para 85% em 20 anos

Acesso à internet no Brasil: números surpreendentes mostram que 85% das residências urbanas e 74% das áreas rurais estão online
Maioria dos lares urbanos brasileiros passaram a ter acesso à internet nos últimos 20 anos
Marcello Casal jr/Agência Brasil

No Brasil, 85% das residências urbanas têm acesso à internet, e o índice é de 74% nas áreas rurais, segundo a pesquisa TIC Domicílios do Cetic.br. O estudo, que completa 20 anos, revela que em 2005 apenas 13% das casas urbanas tinham internet. Em 2004, 24% da população urbana utilizava a rede, enquanto em 2024 esse número chegou a 86%, totalizando 141 milhões de pessoas conectadas.

Quando incluídos os usuários que acessam a internet pelo celular, o índice sobe para 90%. A pesquisa também mostra a transição do acesso, que passou de lan houses e computadores, em 2008, para smartphones utilizados em casa atualmente.

Lares sem acesso à internet

Apesar dos avanços no acesso à internet no Brasil, a pesquisa do Cetic.br destaca desigualdades significativas. Enquanto 100% dos domicílios da classe A têm internet, apenas 68% das classes D e E a possuem. Dos 29 milhões de não usuários, 24 milhões residem em áreas urbanas, 22 milhões têm até o ensino fundamental, 17 milhões se identificam como pretos ou pardos, 16 milhões pertencem às classes D e E, e 21 milhões estão nas regiões Sudeste e Nordeste.

Além disso, a qualidade do acesso à internet também é desigual. De acordo com um indicador de conectividade significativa do Cetic.br, que considera fatores como custo e velocidade da conexão, apenas 22% da população com 10 anos ou mais tem acesso satisfatório. Dentro desse grupo, 73% são da classe A, 33% vivem na Região Sul, 28% são homens, 16% são mulheres, 11% residem no Nordeste e apenas 3% pertencem às classes D e E.

Novos perfis e hábitos entre os internautas

O Cetic.br aponta que o acesso à internet pela TV se tornou uma tendência, com 60% dos brasileiros utilizando este dispositivo, atrás apenas do celular (99%). Em 2024, o acesso pela TV superou o pelo computador, que ficou com 40%.

Entre os brasileiros que acessam a internet, 60% fazem isso exclusivamente pelo celular, enquanto 40% utilizam ambos os dispositivos. O acesso celular é mais comum entre mulheres (66%) e entre pretos (56%) e pardos (66%) do que entre brancos (51%).

A maioria dos usuários de celular (57%) possui plano pré-pago, e 73% se conectam pela rede móvel e wi-fi. Na classe A, 95% utilizam ambos os métodos, em contraste com 57% nas classes D e E. Além disso, 37% se conectam exclusivamente via wi-fi e 6% apenas pela rede móvel.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas