Na manhã desta sexta-feira (1º), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu o diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Floriano Pesaro, acompanhado do gerente de Transformação Digital, Daniel Parente. A visita teve como objetivo discutir oportunidades de cooperação para fomentar tanto exportações, mas também inovação no setor industrial.
Ricardo Cavalcante apresentou o potencial do Ceará em energias renováveis, enfatizando as vantagens competitivas para atração de investimentos, como o projeto do Hub de Hidrogênio Verde, que posiciona o estado como um líder na transição energética nacional e internacional. Todavia, os representantes da ApexBrasil também conheceram o Observatório da Indústria da FIEC, onde Cavalcante e o economista-chefe Guilherme Muchale explicaram como a plataforma estratégica fornece análises e dados para impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável. A cooperação entre a ApexBrasil e FIEC será crucial para esses avanços.
“Oferecemos análises de mercado e inteligência competitiva, ajudando empresas a identificar produtos com maior demanda em mercados específicos e a escolher destinos com oportunidades vantajosas para exportação”, afirmou Cavalcante.
Elogios da ApexBrasil à FIEC
Além disso, Pesaro elogiou o Observatório da FIEC como uma das plataformas mais avançadas do país para inteligência de mercado. “É um sistema robusto e bem estruturado, que pode ser um exemplo para diferentes setores da economia brasileira e para as instituições do sistema S. Estamos entusiasmados com a possibilidade de uma parceria entre a ApexBrasil e a FIEC, para impulsionar nossas exportações e fortalecer os setores econômicos em que atuamos”, declarou o diretor.
Os executivos da ApexBrasil também participaram de uma apresentação da Markoo Care, empresa focada em saúde e bem-estar. Os cofundadores André Cabral e Ricardo Rocha apresentaram o portfólio de produtos. Ele inclui suplementos alimentares, mas também itens de higiene e dispositivos médicos, com destaque para a inovação e o compromisso com a saúde preventiva.