A Nintendo revisou para baixo suas projeções de vendas e lucros para o ano fiscal de 2024, impactada pela redução na demanda pelo console Nintendo Switch. A empresa divulgou essa atualização no balanço financeiro nesta terça-feira (5), refletindo o desempenho dos primeiros seis meses, até 30 de setembro.
A previsão de lucro operacional sofreu uma queda de 10%, passando de 400 bilhões de ienes para 360 bilhões de ienes. Já a expectativa de vendas líquidas foi ajustada para 1,28 bilhões de ienes, influenciada pela redução nas vendas de consoles e jogos, que caíram 34,1%, somando 485,2 bilhões de ienes.
Ajustes nas metas do Nintendo Switch
A Nintendo também reduziu a previsão de vendas do Nintendo Switch, ajustando a expectativa para 12,5 mil unidades, em vez das 13,5 mil inicialmente projetadas — uma queda de 7,4%. Essa revisão nas metas ocorre antes do tradicional aumento nas vendas de fim de ano, período para a indústria de jogos.
Comparado ao ano anterior, as vendas líquidas registraram uma queda de 34,3%, ou seja, 523,2 bilhões de ienes. O lucro operacional teve uma redução ainda mais forte, de 56,6%, encerrando em 121,5 bilhões de ienes.
Impacto financeiro no lucro bruto da Nintendo e perspectivas para o mercado
A redução nas vendas líquidas afetou também o lucro bruto da Nintendo, que diminuiu 32,6% em relação ao ano anterior, totalizando 317,9 bilhões de ienes. O relatório destaca que a Nintendo enfrenta desafios com a baixa na demanda pelo seu principal console. Atualmente, é em um momento crítico, próximo das datas que tradicionalmente impulsionam as vendas no setor de games.