Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Reino Unido investiga domínio da Apple sobre navegadores móveis

Relatório da CMA acusa Apple de limitar inovação nos navegadores móveis e prejudicar desenvolvedores e consumidores no mercado britânico.
Imagem do símbolo do Apple para ilustrar uma matéria de uma investigação no Reino Unido além da matéria Processos da Apple.
(Imagem: Pixabay)

Um relatório regulatório britânico revelou que a Apple pode estar dificultando a inovação nos navegadores de smartphones. Segundo a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), as políticas da Apple nos dispositivos iOS estariam prejudicando empresas e consumidores no Reino Unido.

Impacto no mercado de navegadores móveis

De acordo com a CMA, o mercado de navegadores móveis no Reino Unido apresenta problemas que afetam milhões de usuários e empresas. As políticas da Apple restringem concorrentes de oferecer novos recursos, limitando a capacidade de inovação.

Além disso, o relatório mostra que muitos desenvolvedores britânicos desejam usar aplicativos web progressivos — uma tecnologia que evita a necessidade de lojas de aplicativos. No entanto, essa alternativa enfrenta barreiras nos dispositivos da Apple.

Acordo entre Apple e Google no Reino Unido

Outro ponto levantado pelo relatório é o acordo de compartilhamento de receitas entre Apple e Google. Esse entendimento diminui os incentivos para a concorrência no setor de navegadores, contribuindo para o domínio das duas gigantes no mercado de ecossistemas móveis.

Resposta da Apple e próximos passos

A Apple discordou das conclusões da CMA, alegando que as mudanças sugeridas podem comprometer a privacidade e segurança dos usuários. Em comunicado, a empresa defendeu que suas políticas garantem diferenciais tecnológicos e proteção aos consumidores.

A CMA, que teve novos poderes regulatórios, planeja finalizar a investigação em março. O objetivo é utilizar essas ferramentas para regular o domínio das gigantes da tecnologia no mercado digital do Reino Unido.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas