Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Aluguel comercial sobe mais que a inflação em outubro

Aluguéis comerciais registraram alta de 0,82% em outubro, superando a inflação de 0,56%. Venda de imóveis caiu 0,03% no mesmo período.
Imagem de uma sala de uma reunião para ilustrar uma matéria jornalística sobre o aumento no valor dos aluguéis comerciais.
(Imagem: Pixabay)

Os preços dos aluguéis comerciais, considerando salas e conjuntos comerciais de até 200 m², registraram alta de 0,82% em outubro de 2024, superando a inflação do período. O Índice FipeZAP de Locação Residencial revelou que essa foi a maior alta dos últimos cinco meses. Em contraste, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, avançou 0,56% no mesmo mês.

O preço de venda, por outro lado, apresentou estabilidade, com uma retração de 0,03%, conforme as 10 localidades analisadas no estudo. Nacionalmente, o valor médio de venda foi de R$ 8.406/m², enquanto o preço de locação ficou em R$ 45,23/m² para unidades comerciais.

Aluguéis comerciais oferecem maior rentabilidade

Segundo o levantamento, a rentabilidade média dos aluguéis de imóveis comerciais atingiu 6,67% ao ano, superando a rentabilidade média de imóveis residenciais, projetada em 5,96% ao ano. Apesar disso, ambas as taxas ficaram abaixo do retorno esperado de aplicações financeiras nos próximos 12 meses, destacaram os analistas da FipeZAP.

Alta nos últimos 12 meses

Em um recorte anual, os preços de locação de salas e conjuntos comerciais tiveram um aumento de 8,19%, enquanto os preços de venda subiram 0,36%. Os números mostram a recuperação da demanda por imóveis comerciais, ainda que a rentabilidade permaneça limitada frente a outras opções de investimento.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas