A Black Friday 2024 gerou um faturamento de R$ 4,27 bilhões em negociações eletrônicas, segundo levantamento da Neotrust Confi. O valor representa um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2023, que havia registrado R$ 3,94 bilhões.
Além do aumento no faturamento, o número de itens vendidos também apresentou um forte crescimento. Em 2024, foram comercializados 20,67 milhões de produtos, um avanço de 9,4% em comparação aos 18,88 milhões de unidades vendidas no evento anterior.
Especialistas apontam que o pagamento da primeira parcela do 13º salário, combinado à proximidade com o Natal, contribuiu para compras durante a Black Friday. Outro fator relevante foi o desempenho positivo do varejo eletrônico ao longo de 2024, que já acumula um aumento de 13,8% no faturamento total do ano.
Resultados da quinta-feira pré-Black Friday
A quinta-feira que antecede o dia oficial também apresentou alta nas vendas. De acordo com a plataforma Black Friday Hora a Hora, o dia 28 de novembro registrou um faturamento de R$ 1,70 bilhão, crescimento de 5,8% em relação ao mesmo dia em 2023, quando o total foi de R$ 1,60 milhões.
Ao somar os dois dias (quinta e sexta-feira), o faturamento atingiu R$ 5,97 bilhões, com 33,02 milhões de itens vendidos e um valor médio de R$ 180,7 por produto.
Perspectivas para o final de semana promocional
Para o período que vai de quinta-feira (28) até domingo (1º), a Neotrust Confi projeta que o faturamento pode chegar a R$ 9,3 bilhões. O evento reforça a relevância para o comércio eletrônico, que deve ganhar ainda mais impulso com a Cyber Monday, marcada para segunda-feira (2)
Panorama do e-commerce em 2024
O levantamento da Neotrust se baseia em dados de mais de 5.000 varejistas em todo o país, abrangendo desde pequenas empresas até grandes marcas do setor. Em média, são monitorados diariamente 1,5 milhão de pedidos, permitindo uma análise detalhada do comportamento do consumidor e do mercado.