Em 2024, micro e pequenas empresas corresponderam a 96% da abertura de novas empresas no Brasil, de acordo com o Sebrae. Dos 3,3 milhões de empreendimentos registrados no ano, 3,2 milhões foram de micro e pequenos negócios (MEI). Este segmento também liderou a criação de empregos formais no país, reforçando sua importância para a economia nacional. Juntas, essas empresas movimentam cerca de R$ 420 bilhões anualmente, representando 30% do PIB. Essas estatísticas demonstram o potencial e a relevância das tendências de negócios para 2025.
Bem-estar, sustentabilidade e tecnologia: Tendências de negócios para 2025
Para 2025, as expectativas apontam um cenário ainda mais positivo para pequenos negócios. Segundo Fabio Iba, coordenador de Negócios Sustentáveis e ESG na UniCesumar, duas áreas despontam como promissoras: saúde e bem-estar e sustentabilidade.
“A demanda por serviços personalizados, como nutrição e produtos naturais, continua em alta, refletindo a busca por qualidade de vida. Já a sustentabilidade se fortalece com consumidores preferindo marcas que adotam práticas éticas e eco eficientes”, comenta.
O setor de bem-estar movimenta globalmente mais de US$ 4,4 trilhões, enquanto o mercado de produtos sustentáveis, como embalagens biodegradáveis, projeta faturar US$ 27 bilhões até 2027. Além disso, 88% dos consumidores esperam que as empresas adotem práticas éticas e ecológicas, sinalizando uma oportunidade para pequenos negócios que abraçam as tendências de negócios para 2025.
Em 2024, o Brasil também consolidou sua posição como o terceiro maior mercado global de produtos e serviços para pets. Pequenos pet shops faturaram entre R$ 60 mil e R$ 100 mil mensais, impulsionados pelo aumento dos gastos com animais de estimação. Para 2025, espera-se que o segmento continue em alta, alimentado pela humanização dos pets e pela adoção de tecnologias como automação e e-commerce.
A inteligência artificial (IA) também se destaca como uma tendência importante. Em 2025, seu impacto promete ser ainda mais relevante, com estimativas de que até 42% das tarefas sejam automatizadas até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial. A automação não implica na redução de empregos, mas sim em uma transformação nas responsabilidades e aptidões necessárias. As empresas estão realizando investimentos em reskilling e upskilling para capacitar seus funcionários a trabalhar em conjunto com a tecnologia. Além disso, a inteligência artificial está sendo utilizada para personalizar experiências, desde a seleção de novos colaboradores até o aprimoramento de habilidades, resultando em maior eficiência e engajamento nos processos.
Preparando-se para o futuro
Pequenos negócios devem investir em personalização de produtos e serviços, além de adotar tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, para otimizar operações. Fabio Iba destaca a importância do marketing com valores éticos e sustentáveis para conquistar o público consciente.
“Empresas que equilibram inovação e propósito estão mais preparadas para prosperar em um cenário dinâmico e desafiador”, conclui o especialista.
Com as perspectivas positivas e as tendências de negócios para 2025, o ano promete ser de crescimento significativo para micro e pequenas empresas que se alinham às demandas do consumidor moderno.