Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ceará, Minas Gerais e Bahia registram crescimento expressivo do PIB em 2024

Ceará, Minas Gerais e Bahia registram crescimento expressivo do PIB em 2024. São Paulo e Rio de Janeiro também cresceram, assim como Rio Grande do Sul, apesar das enchentes que assolaram o estado sulista
Na imagem um trabalhador numa indústria em meio ao fato de que Ceará, Bahia e Minas Gerais se destacaram no crescimento do PIB estadual de 2024
Fonte: ceara.gov

O ano de 2024 ainda não acabou, mas alguns estados já têm motivos para celebrar o Natal e o Ano-Novo. Isso porque algumas unidades da federação registram um crescimento expressivo do PIB estadual, inclusive acima da média nacional.

Quais UFs registram maior crescimento do PIB estadual?

O Brasil é um país de dimensões continentais, a ponto de haver situações antagônicas quando o assunto é desempenho econômico, geração de emprego e prestação de serviços públicos. Prova disso é que o Brasil registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024. No entanto, o Ceará teve uma alta de 6,67% no crescimento do PIB estadual. A indústria e o agronegócio foram os principais motores. Trata-se do maior avanço em 14 anos.

Quem também registrou bom desempenho foi Minas Gerais. O estado mineiro registrou um crescimento de 4% no PIB estadual no terceiro trimestre de 2024, impulsionado pela produção de minério de ferro e um avanço de 8,6% na indústria extrativa. A indústria de transformação também cresceu 4,3%, com destaque para minerais não metálicos e metalurgia.

Por fim, quem também é merecedor de destaque é a Bahia. O estado do Nordeste registrou um crescimento de 3,6% no PIB estadual no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado foi impulsionado pelo setor agrícola, que representa 26,5% do PIB estadual e teve um aumento nominal de 64% no período.

Qual o desempenho econômico de São Paulo e Rio de Janeiro?

As duas maiores cidades do Brasil ainda não tornaram público o desempenho do terceiro trimestre de 2024. Porém, no acumulado do ano de 2024, ambas os estados registraram crescimento do PIB estadual. São Paulo teve alta de 3,5% no acumulado de janeiro a julho, em relação ao mesmo período de 2023, impulsionado pela indústria e serviços. Já no acumulado de janeiro a agosto, o crescimento foi de 3,3%, com avanços nos segmentos indústria (3,1%) e serviços (3,1%).

O crescimento do PIB estadual do Rio de Janeiro em 2024 é de 3,1%, segundo dados da Firjan. A alta foi impulsionada pelo segmento de derivados de petróleo.

O crescimento do PIB estadual do Paraná se destacou em junho deste ano com alta de 8,37%, um aumento significativo em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento foi o maior entre os estados das regiões Sul e Sudeste. Já o Rio Grande do Sul, que conviveu com as enchentes em maio, apresentou um crescimento de 2,21% no mesmo período. Em relação à variação trimestral, o Paraná teve um crescimento de 5,32%, enquanto o Rio Grande do Sul apresentou um crescimento de 5,78%.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas