Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Confiança da construção cresce em dezembro, diz FGV

Índice de Confiança da Construção (ICST) sobe 0,9 ponto em dezembro, atingindo 96,6, conforme dados da FGV, destacando avanços no setor.
Imagem de uma obra para ilustrar uma matéria sobre a construção civil no Brasil.
(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,9 ponto em dezembro, atingindo 96,6, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar das oscilações ao longo do ano, o resultado mostra um otimismo moderado no setor.

De acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, o Índice de Confiança da Construção apresentou um desempenho um pouco superior ao de dezembro do ano passado. Ela destacou que, embora o mercado de trabalho esteja aquecido, desafios como a contratação de profissionais ainda geram impactos na confiança.

“O crescimento de investimentos em infraestrutura e no mercado imobiliário em 2024 trouxe ganhos importantes ao setor. Isso pode influenciar positivamente os resultados esperados para 2025”, comentou.

Os indicadores do ICST mostram avanços em diferentes áreas. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) cresceu 0,3 ponto, com destaque para o aumento de 2,8 pontos no indicador de volume de contratos, agora em 96,9. Por outro lado, a avaliação da situação atual dos negócios caiu 2,1 pontos, marcando 94,7.

Já o Índice de Expectativas (IE-CST) registrou aumento de 1,5 ponto. O indicador de demanda prevista para os próximos três meses subiu 2,6 pontos, alcançando 100,7, enquanto a tendência dos negócios para os próximos seis meses avançou 0,4 ponto, ficando em 94,4.

Apesar do crescimento no ICST, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) apresentou queda de 0,1 ponto, chegando a 78,9%. O Nuci de Mão de Obra acompanhou a redução, atingindo 80,3%, enquanto o de Máquinas e Equipamentos registrou alta de 0,4 ponto, atingindo 73,6%.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas