A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou a conclusão das negociações com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ), para a compra de quatro navios da classe Handy, com capacidade de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto. O negócio, fechado por US$ 69,5 milhões (R$429,51 na cotação do dia) por embarcação, aumentará a capacidade logística da Transpetro em 25%.
Novos navios aumentará capacidade logística da Transpetro
A negociação teve sua conclusão em 20 de dezembro, mas a assinatura do contrato está prevista para o início de 2025, quando haverá o lançamento de um novo edital para aquisição de oito navios gaseiros. O projeto faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25) e visa aumentar o transporte de derivados na costa brasileira.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou que o programa da Transpetro é fundamental para o Sistema Petrobras e fortalecerá a capacidade logística, reduzindo a dependência de custos de afretamento, especialmente para unidades com baixa liquidez no mercado. A última aquisição de navios no Brasil ocorreu há dez anos.
Tecnologia sustentável
Os navios Handy terão soluções para maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa, podendo operar com bunker ou biocombustíveis. A expectativa da Transpetro é reduzir as emissões em 30% em comparação com os atuais navios da frota.
Lançado em julho, o TP 25 prevê a aquisição de 25 navios, incluindo gaseiros e embarcações de médio porte. Em janeiro de 2025, será lançada a segunda licitação para a compra de oito navios gaseiros. Eles terão capacidade de 7 mil a 14 mil toneladas de porte bruto. Além disso, está prevista uma nova licitação em junho de 2025 para a aquisição de quatro embarcações de médio porte (MR1).