Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Equipe de transição de Trump planeja saída imediata dos EUA da OMS

A equipe de transição de Donald Trump planeja retirar os EUA da OMS no início de um possível segundo mandato, retomando críticas à agência por suposta leniência com a China na pandemia. A saída marcaria uma ruptura na política de saúde global dos EUA
Trump , em destaque na imagem,,deve promover saída da OMS de forma imediata
(Imagem: reprodução/Instagram)

Integrantes da equipe de transição de Donald Trump estão planejando a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) logo no início do segundo mandato. A informação veio por meio de Lawrence Gostin, professor de saúde global da Universidade de Georgetown e diretor do Centro de Colaboração da OMS em Direito Sanitário.

O plano (saída da OMS) reflete as críticas de longa data de Trump à agência, que ele acusa de ser leniente com a China durante a pandemia de Covid-19.

Por que Trump quer a saída da OMS?

O jornal Financial Times foi o primeiro a relatar a estratégia de saída da OMS, citando também o ex-coordenador da resposta à Covid-19, Ashish Jha, que não comentou o caso. Porém, a equipe de Trump não respondeu aos pedidos da Reuters para comentar o assunto.

Se concretizada, a saída dos EUA da OMS representaria uma mudança significativa na política de saúde global, isolando o país de esforços internacionais no combate a pandemias. Trump já havia iniciado o processo de retirada em 2020, revertido posteriormente pelo presidente Joe Biden. Durante sua administração, Trump afirmou que a OMS favorecia a China, rotulando-a como “fantoche de Pequim”, e prometeu direcionar fundos americanos para iniciativas domésticas de saúde.

Outro lado

A OMS não comentou diretamente o caso (saída da OMS). Todavia, o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou anteriormente que a organização precisava de tempo para se adaptar às mudanças políticas nos EUA. No entanto, Trump não tem demonstrado muita vontade em de se conciliar com a cúpula da autoridade máxima em saúde no mundo. Portanto, saída dos EUA da OMS deve ocorrer nos primeiros atos de gestão do republicano.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas