Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ibovespa fecha no vermelho pela terceira semana consecutiva

O Ibovespa encerra a terceira semana em queda, acumulando perdas de 4,3% em dezembro, com inflação desacelerada e dólar em alta no Brasil.
O Ibovespa recuou 1,69%, impactado pela desvalorização de bancos e Petrobras. Inflação nos EUA e política monetária seguem no radar do mercado.
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

O Ibovespa (IBOV) completou sua terceira semana consecutiva no vermelho, afetado pela inflação e pela valorização do dólar. O IPCA-15, prévia da inflação oficial, subiu 0,34% em dezembro, desacelerando em relação ao avanço de 0,62% registrado em novembro, conforme dados do IBGE.

O principal índice da bolsa brasileira recuou 0,67% nesta sexta-feira (27), encerrando o dia a 120.269,31 pontos. Na semana, o Ibovespa acumulou perda de 1,5% e, desde o início de dezembro, registrou uma queda acumulada de 4,3%.

A inflação medida pelo IPCA-15 veio abaixo das projeções do mercado, que esperavam um avanço mensal de 0,45% e anual de 4,82%. O índice acumulou alta de 4,71% em 12 meses, mostrando uma desaceleração em relação aos 4,77% registrados no mês anterior.

Além da inflação, o mercado foi influenciado pela alta do dólar. A moeda norte-americana avançou 0,24% em relação ao real, encerrando o dia a R$6,1926. Na semana, encurtada pelo feriado de Natal, o dólar acumulou uma valorização de 2%.

Apesar de uma acomodação global frente a moedas fortes, no Brasil, o dólar foi impulsionado por fatores locais, incluindo preocupações inflacionárias e o cenário econômico interno.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas