A concessionária GRU Airport anunciou no último sábado (28./12) que o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) registrou um recorde histórico de movimentação de passageiros. Até agora, 43.150.000 pessoas passaram pelo terminal, superando o recorde anterior de 43.002.119 passageiros, registrado em 2019, antes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Com três dias restantes no ano, o número final deverá ser ainda maior, marcando a plena recuperação do setor aéreo no Brasil.
Aeroporto de Guarulhos entre os mais movimentados da América Latina
O alto fluxo do Aeroporto Internacional de Guarulhos não possui números impactantes apenas em território brasileiro. Mas também o maior terminal aéreo do país e um dos três mais movimentados da América Latina, disputa posições com os aeroportos da Cidade do México e Bogotá.
Recuperação do setor aéreo
O setor aéreo brasileiro segue em trajetória de recuperação. Em 2020, durante a pandemia, houve uma retração de 53,2% no transporte de passageiros em relação a 2019 (incluindo o Aeroporto de Guarulhos). Desde então, os números têm mostrado uma retomada, com os aeroportos nacionais transportando 91 milhões de pessoas em 2023, a primeira vez que se supera a marca de 90 milhões desde 2019.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), de janeiro a novembro de 2024, 85 milhões de passageiros foram transportados no Brasil, superando os resultados de 2023 em sete dos 11 meses registrados. Para que 2024 supere o total de passageiros do ano anterior, será necessário movimentar pouco mais de 6 milhões de pessoas em dezembro. Historicamente, dezembro é um mês de grande movimento nos aeroportos, o que reforça a expectativa de fechamento positivo para o setor.









