O Ministério dos Transportes contratou, nesta terça-feira (31), uma empresa para executar a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, que conecta os estados do Maranhão (MA) e Tocantins (TO).
Quanto custará a reconstrução da ponte MA-TO?
Com um investimento estimado em R$ 171,9 milhões, as obras têm prazo de conclusão até 22 de dezembro de 2025, marcando um ano após o desabamento da estrutura. A contratação foi feita em caráter emergencial, com dispensa de licitação.
O consórcio Penedo-Neópolis, composto pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Ltda., será o responsável pela reconstrução. Segundo Fabrício Galvão, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a nova ponte incluirá acostamento, passeio, ciclovia e será 7 metros mais larga que a anterior. O orçamento contempla a demolição da estrutura existente, novas fundações e melhorias nos acessos às cidades.
Entenda o acidente que vitimou 11 pessoas
O desabamento da ponte na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorreu em 22 de dezembro, resultando em 11 mortes confirmadas e seis desaparecidos. A Marinha mantém uma força-tarefa para localizar as vítimas.
A queda de três caminhões carregando 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico levantou preocupações sobre a contaminação do Rio Tocantins. Contudo, análises da Agência Nacional de Águas (ANA) confirmaram que não houve vazamento dos materiais.
Inaugurada em 1961, a ponte já não suportava o aumento do fluxo de veículos e cargas, segundo o Ministério dos Transportes. Dai um motivo a mais para a reconstrução da ponte MA-TO.
Para apurar as causas do colapso, a Polícia Federal abriu investigação, e o Dnit instaurou uma sindicância interna, com prazo de 120 dias para apresentar os resultados.