O Ibovespa encerrou o dia praticamente estável, com alta de 0,13%, a 119.780,52 pontos, em meio a um cenário de baixa liquidez no mercado, agravado pelo fechamento de Wall Street. Em contraste, o dólar à vista registrou queda de 1,10%, fechando cotado a R$ 6,05.
Mercado em baixa liquidez
A Bolsa americana permaneceu fechada nesta quinta-feira (9) em homenagem ao ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu em 29 de dezembro e foi enterrado hoje. A ausência de negociações nos Estados Unidos impactou diretamente a liquidez no mercado brasileiro, que já enfrentava volumes reduzidos devido ao início do ano.
Enquanto isso, o dólar iniciou o dia pressionado pela alta no exterior, mas cedeu ao movimento de ajuste de cotações, encerrando o dia em forte queda.
As altas e baixas do Ibovespa
Entre os destaques positivos, as ações da Azul (AZUL4) subiram 0,95%. A movimentação ocorre em meio a informações de que a companhia aérea e a holding Abra, controladora da Gol (GOLL4), estão próximas de assinar um Memorando de Entendimento (MoU) para discutir uma possível combinação de negócios. Até o momento, ambas as empresas não confirmaram a notícia divulgada pelo Valor Econômico.
Por outro lado, na ponta negativa, os papéis da Gerdau (GGBR3) registraram queda de 2,55%. A empresa informou que fechou um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para encerrar ações judiciais. As ações estavam relacionadas a supostas infrações econômicas no mercado de produção de vergalhões de aço. Como parte do acordo, a Gerdau se comprometeu a pagar R$ 256 milhões ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos