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Apple cai posições em ranking de vendas de smartphones na China

A Apple registrou queda de 17% nas vendas de smartphones na China em 2024, caindo para o 3º lugar. Vivo e Huawei lideram o mercado, impulsionadas por inovações e fidelidade à marca. Descontos nos iPhones foram oferecidos para tentar recuperar espaço
Imagem de prédio com logotipo da Apple. Queda da Apple na China a faz cair no ranking de smartphones mais vendidos
(Imagem: Laurenz Heymann/Unsplash)

A Apple registrou queda nas vendas de smartphones na China, caindo para o 3º lugar no mercado em 2024, com uma redução anual de 17% nas remessas. Segundo dados da Canalys, divulgados nessa quinta-feira (16/01), Vivo e Huawei superaram a Apple em participação de mercado, com 17% e 16%, respectivamente. Já a fabricante do iPhone vem em seguida com 15%. Essa foi a maior queda anual da empresa no país.

O que explica a queda da Apple na China?

A ausência de recursos avançados de inteligência artificial nos iPhones mais recentes, como o ChatGPT, ferramenta indisponível na China, foi apontada como um dos fatores que comprometeram sua competitividade (queda da Apple). Toby Zhu, analista da Canalys, classificou o desempenho da Apple como o pior já registrado na China. Ele destacou também a popularidade crescente de smartphones dobráveis e a fidelidade dos consumidores a marcas locais como Xiaomi e Vivo.

Descontos e promoções inéditas

Desde 2023, a Huawei retomou força no mercado premium, lançando novos modelos com chipsets produzidos localmente. Essa iniciativa impulsionou um aumento de 24% nas remessas no último trimestre. Em resposta à queda no ano de 2024, a Apple realizou promoções inéditas em janeiro de 2025, oferecendo descontos de até 500 yuan (US$ 68,50) em modelos do iPhone 16 e cortes adicionais de até 1.000 yuan (US$ 137) em plataformas como o Tmall da Alibaba.

Após anos de vantagem com as sanções americanas à Huawei, a Apple, em queda, agora enfrenta um cenário competitivo mais desafiador no segmento premium na China.

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