A carteira de crédito no Brasil deverá crescer 1,7% em dezembro, resultando em um aumento total de 10,8% do crédito em 2024, conforme a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), divulgada nesta terça-feira (21/01). Esse avanço se dará principalmente pelo crédito pessoal, que deve ter uma expansão de 11,9%. Este segmento vem se mostrando crucial para o consumo das famílias, especialmente nas linhas de veículos e crédito pessoal.
Crédito em 2024 para pessoas jurídicas mais tímido
Por outro lado, o crédito em 2024 para pessoas jurídicas deve registrar um crescimento mais modesto de 9,1%. Este desempenho reflete os programas públicos lançados ao longo do ano e a recuperação da carteira de recursos livres, que enfrentou dificuldades em 2023. A maior parte da necessidade de liquidez das empresas tem sido suprida pelo mercado de capitais.
Crescimento contínuo pelo sétimo ano consecutivo
Isaac Sidney, presidente da Febraban, destacou que este é o sétimo ano consecutivo de crescimento do estoque de crédito, retornando aos números de dois dígitos observados entre 2020 e 2022. Para 2025, a previsão é de crescimento mais modesto, cerca de 9%, apesar da taxa de juros elevada. O que mostra que o crédito em 2024 teve alta significativa.
A concessão de crédito deve crescer 14,9% em 2024, com destaque para as empresas, que terão alta de 16,9%, e para as famílias, com aumento de 13,3%. A redução da Selic no 1º semestre e a melhora da inadimplência ajudaram a impulsionar esse resultado.