Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Pregão do Ibovespa fecha em alta com Vale e Magalu

O pregão do Ibovespa fechou em alta, impulsionado pelo desempenho da Vale e do setor varejista. O mercado reagiu a dados econômicos e falas de Lula.
O Ibovespa recuou 1,69%, impactado pela desvalorização de bancos e Petrobras. Inflação nos EUA e política monetária seguem no radar do mercado.
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (30) em forte alta, subindo 2,82% e alcançando 126.912,78 pontos. Durante o dia, o índice chegou à máxima de 127.168,82 pontos, puxado pelo desempenho positivo da Vale (VALE3) e pelo aumento do apetite ao risco dos investidores.

No câmbio, o dólar à vista (USBRL) seguiu sua trajetória de desvalorização, fechando o dia cotado a R$ 5,8528, com recuo de 0,23%. Foi a nona sessão consecutiva de baixa, a mais longa desde 2017.

Mercado reage a cenário econômico e falas de Lula

A valorização do Ibovespa foi impulsionada por uma combinação de fatores. Um dos principais foi a decisão do Banco Central do Brasil de elevar a taxa Selic para 13,25% ao ano, dentro das expectativas do mercado. Além disso, falas mais moderadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dados mais fracos do mercado de trabalho ajudaram a reduzir incertezas e fortalecer o otimismo dos investidores.

Outro ponto que ajudou a movimentar o mercado foi a divulgação do resultado das contas públicas, trazendo alívio para parte dos investidores que acompanham a política fiscal do país.

Altas e baixas do pregão do Ibovespa

A Vale (VALE3) foi um dos grandes destaques do pregão do Ibovespa, com valorização superior a 5%. Mesmo sem a referência do minério de ferro na China devido ao feriado do Ano Novo Chinês, a mineradora seguiu em alta, impulsionada por declarações do presidente Lula.

O presidente afirmou que a empresa demonstrou interesse em adotar uma nova postura em relação ao governo. A fala veio após um encontro com o CEO da Vale, Gustavo Pimenta, no qual Lula destacou a relevância da companhia para a economia do país.

“Vamos marcar uma nova reunião para discutir os desafios da mineração no Brasil e a ampliação da produção de minério de ferro.”, declarou o presidente.

Magazine Luiza lidera ganhos, enquanto poucas ações caem

O destaque positivo do pregão foi a Magazine Luiza (MGLU3), que registrou alta de mais de 12% no Ibovespa. O desempenho reflete a queda nos juros futuros, o que favorece empresas do setor varejista e outros papéis considerados cíclicos.

Por outro lado, apenas quatro ações encerraram o dia no vermelho: Petz (PETZ3), Braskem (BRKM5), BB Seguridade (BBSE3) e BRF (BRFS3).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas