Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Planos de saúde encerram 2024 com recorde de beneficiários

Os planos de saúde registraram alta no número de beneficiários, atingindo recordes em assistência médica e odontológica. O setor mantém crescimento contínuo, impulsionado pela maior preocupação com a saúde. A ANS prevê estabilidade, mas alerta para desafios econômicos
Imagem de equipamentos médicos. Alta nos planos de saúde em 2024, diz ANS
Pixabay

Levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de dezembro, aponta que a alta no setor de planos de saúde resultou em 52.210.290 usuários em planos de assistência médica e 34.466.532 usuários nos planos exclusivamente odontológicos. Os números mostram que cada segmento alcançou novo recorde de beneficiários no setor, segundo a ANS.

Entenda a alta nos planos de saúde

Em 1 ano, os planos médico-hospitalares apresentaram crescimento de 862.771 beneficiários em relação a dezembro de 2023. No comparativo de dezembro de 2024 com novembro do mesmo ano, o crescimento foi de 156.217 usuários.

Mas a alta não se deu apenas nos planos de saúde. Nos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.065.209 beneficiários nos 12 meses, e 178.642 na comparação de dezembro de 2024 com novembro do mesmo ano.

Segundo a ANS, em relação aos estado, em dezembro de 2023, os planos de saúde registraram alta de beneficiários em 24 unidades federativas. São Paulo, Minas Gerais e Amazonas os que tiveram o maior ganho de beneficiários em números absolutos. Entre os odontológicos, São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os estados com maior crescimento em números absolutos.

Aumento por faixa etária

Quanto à faixa etária, de 45 anos a 49 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo, com 240.336 novos beneficiários, nos últimos 12 meses. Em seguida, vem a faixa etária de 50 anos a 54 anos, com 125.734 novos beneficiários, nos últimos 12 meses. 

As faixas etárias que tiveram maior crescimento nos planos odontológicos foram 45 anos a 49 anos, com 248.771 novos usuários, nos últimos 12 meses,  e 70 anos a 74 anos, com 193.557 novos beneficiários, nos últimos 12 meses.

“Considerando os dados de usuários de planos de saúde de assistência médica nos últimos 5 anos, verificamos que o setor de saúde suplementar vem mantendo um crescimento contínuo”, informa a agência reguladora. 

Crescimento de beneficiários

De acordo com o Censo 2022, do IBGE, observa-se que o crescimento de beneficiários na saúde suplementar supera o crescimento populacional. A taxa de crescimento 2010/2022 de beneficiários foi de 12% enquanto a população brasileira cresceu 6,5%, no mesmo período. 

“Em relação à evolução no número de beneficiários, é importante destacar que esse aumento da procura por planos de saúde a partir da pandemia de covid-19 pode indicar que as pessoas ficaram ainda mais preocupadas em garantir o acesso ao sistema de saúde num momento de grande necessidade”, avalia a ANS.

Ao analisar o segmento exclusivamente odontológico, a agência observou um aumento mais significativo, o que pode indicar que as pessoas estão mais atentas à importância da saúde bucal.  

“Sobre a tendência para os próximos anos, a expectativa é que a evolução do setor mantenha sua estabilidade. Mas, é claro que é preciso analisar aspectos como o cenário econômico-financeiro, a empregabilidade, a variação dos custos em saúde, que exercem impacto relevante no setor de saúde suplementar”, analisou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes. 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas