Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

O que levou Stone encerrar programa de BDRs Patrocinados Nível I na B3

A Stone anunciou o encerramento de seu programa de BDRs Patrocinados Nível I na B3, o que pode impactar investidores. A empresa oferece alternativas como a conversão dos BDRs em ações na Nasdaq ou a migração para BDRs Não Patrocinados. Entenda como isso pode afetar sua estratégia de investimentos!
Escritório moderno da Stone com funcionários trabalhando em ambiente aberto. Terminal de pagamento Stone em destaque na imagem. Parede ao fundo com a palavra 'Bullshit' em letras grandes.

A Stone encerra o programa de BDRs Patrocinados Nível I na B3, conforme anunciado na quarta-feira (12/02). A medida, aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), impactará os detentores desses ativos e trará mudanças para os investidores que possuem BDRs da empresa.

Por que a Stone encerra BDRs Patrocinados?

A decisão, segundo a Stone (B3: STOC31; Nasdaq: STNE), encerrar o programa de BDRs Patrocinados Nível I na B3 está ligada à busca por maior eficiência operacional e flexibilidade para seus investidores. Além disso, os BDRs Patrocinados Nível I possuem restrições relevantes, como a limitação a investidores institucionais e a necessidade de mediação por uma instituição depositária. Dessa forma, a empresa pretende otimizar sua estrutura de capital ao focar na negociação de suas ações na Nasdaq, onde já está listada. Em 2023, o Nubank também realizou mudança de categoria de seus BDRs.

Outra desvantagem do modelo é a menor liquidez dos BDRs no mercado brasileiro. Como são negociados no mercado de balcão e possuem exigências contábeis reduzidas, sua atratividade é menor em comparação a outros tipos de ativos disponíveis para os investidores. Portanto, o encerramento do programa pode ser uma estratégia para aumentar a competitividade.

Opçõs dos investidores da Stone ao encerrar BDRs Patrocinados

Com a descontinuação do programa, a Stone oferecerá três opções aos investidores. Primeiramente, eles poderão converter os BDRs em ações ordinárias da StoneCo na Nasdaq. Em segundo lugar, poderão migrar para um novo programa de BDRs Não Patrocinados na B3. Por fim, há a opção de vender automaticamente as ações subjacentes na Nasdaq, recebendo o valor correspondente em reais.

O que são BDRs Patrocinados?

Os BDRs Patrocinados Nível I permitem que empresas estrangeiras ofereçam seus ativos no Brasil por meio de uma instituição depositária. Consequentemente, esses recibos representam ações de companhias listadas no exterior, possibilitando investimentos sem a necessidade de remessa de capital para fora do país.

Confira no vídeo de B3 o são os BDRs Patrocinados:

Características dos BDRs Patrocinados Nível I

Os BDRs desse tipo têm algumas especificidades:

  • São negociados no mercado de balcão.
  • Limitados a 50 investidores institucionais.
  • Dispensam registro na CVM.
  • Não exigem divulgação de balanços em português.

A adesão da Stone ao programa de BDRs Patrocinados Nível I ocorreu em agosto de 2020, com as negociações iniciadas em setembro do mesmo ano. Dessa maneira, a empresa conseguiu expandir sua presença no mercado brasileiro.

Processo de emissão e encerramento do programa

A emissão de BDRs ocorre por meio de um banco brasileiro que compra ações de empresas estrangeiras. Essas ações são bloqueadas e mantidas sob custódia de uma instituição estrangeira, permitindo a negociação no Brasil. Além disso, esse processo garante maior segurança aos investidores.

O prazo final para solicitação de emissão de novos BDRs Patrocinados da Stone será 5 de março. Após essa data, os livros serão fechados, e a emissão será suspensa. Portanto, os investidores devem avaliar suas opções antes do encerramento definitivo.

Impacto para os investidores após Stone encerra programa de BDRs

Os BDRs permitem diversificação da carteira com acesso a ações estrangeiras sem a necessidade de remessa internacional. Com o fim do programa da Stone, os investidores precisarão optar entre as alternativas oferecidas para continuar seus investimentos ou liquidá-los. Assim, é fundamental que avaliem qual opção melhor se encaixa em seus perfis e estratégias financeiras.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas