Quem tentou usar o Pix na manhã desta quinta-feira (13) pode ter enfrentado dificuldades para concluir transferências. Relatos nas redes sociais indicam que o serviço apresenta instabilidade, afetando diferentes bancos e carteiras digitais. Até o momento, o Banco Central do Brasil (BC) não se pronunciou sobre a falha no sistema, e usuários questionam se o Pix caiu.
“O Pix caiu?“, “O Pix tá fora do ar?“, “Alguém mais não consegue transferir via Pix?”, são algumas das perguntas de usuários na rede social X. Outros relataram problemas ao tentar enviar dinheiro pelo Mercado Pago, PicPay e Iti, sem sucesso. A incerteza sobre a normalização do sistema aumentou as queixas online.
O Pix caiu? Queda gera pico de reclamações
A falha no sistema também foi registrada no DownDetector, plataforma que monitora serviços digitais. Às 8h56, houve um pico de 2.376 notificações relatando problemas no Pix.
Essa não é a primeira vez que o sistema apresenta falhas em um curto intervalo de tempo. Na última sexta-feira (7), usuários já haviam enfrentado dificuldades, o que levou o Banco Central do Brasil a se manifestar. Na ocasião, a instituição afirmou que seus sistemas estavam operando normalmente, mas que alguns participantes tiveram problemas de acesso.
O que diz o Banco Central do Brasil sobre a queda do Pix?
No episódio da semana passada, o Banco Central do Brasil informou que os planos de contingência de rede foram acionados para amenizar a instabilidade e que a situação “já estava retornando à normalidade”. Até o momento, as causas da falha de hoje não foram divulgadas.