Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

O Papa Francisco recebe salário? Veja o que ele revelou

Fiéis acompanham a recuperação do Papa Francisco. Enquanto isso, o salário do pontífice gera curiosidade. Descubra como ele é sustentado.
Com a saúde debilitada, o Papa Francisco segue em tratamento. Saiba como o Vaticano cobre suas despesas e se ele recebe um salário.
(Imagem: Instagram)

O estado de saúde do Papa Francisco continua preocupando fiéis e lideranças religiosas ao redor do mundo. Aos 88 anos, o pontífice enfrenta um quadro crítico após sofrer uma crise de asma prolongada. Segundo o Vaticano, ele precisou de terapia de oxigênio de alto fluxo e recebeu transfusão de sangue devido a um quadro de anemia. A situação mantém médicos em alerta, já que existe o risco de complicações mais graves, como uma infecção generalizada. Apesar da gravidade, o Santo Padre segue consciente e respondendo aos tratamentos.

Enquanto sua recuperação mobiliza a Igreja Católica, outro tema volta a chamar atenção: o salário do Papa. Muitas pessoas se perguntam quanto ganha o líder da Igreja, mas a resposta pode surpreender.

O Papa Francisco recebe salário?

O Papa Francisco não recebe um salário. Em um documentário recente, ele explicou que não possui vencimentos fixos e depende diretamente do Vaticano para suas despesas.

“Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque sei que serei alimentado de graça”, disse o pontífice em tom descontraído.

Como membro da Companhia de Jesus, Francisco fez voto de pobreza ao ingressar na ordem religiosa. O Vaticano cobre todas as despesas do Papa Francisco, incluindo alimentação, moradia e viagens. Além disso, ele pode usar um fundo destinado à caridade para ajudar os mais necessitados.

O que preocupa os médicos do Papa Francisco?

Enquanto a renda do pontífice desperta curiosidade, sua saúde tem sido motivo de preocupação. O Vaticano informou neste sábado (22) que Francisco enfrenta uma condição crítica após uma crise de asma prolongada. Ele precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e transfusão de sangue devido a um quadro de anemia.

Os exames médicos indicaram plaquetopenia, uma redução no número de plaquetas no sangue. Esse problema pode ser causado por infecções, doenças autoimunes ou deficiências vitamínicas. O tratamento incluiu transfusões de sangue.

A maior preocupação da equipe médica é a possibilidade de sepse, uma infecção grave que pode ocorrer como complicação da pneumonia. Até sexta-feira (21), não havia sinais da infecção, e o Papa Francisco estava respondendo bem aos medicamentos. No entanto, o Vaticano manteve um prognóstico reservado, sem garantir uma recuperação plena.

Papa está internado desde 14 de fevereiro

Aos 88 anos, o Papa Francisco está no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Ele foi internado após uma crise de bronquite que evoluiu para pneumonia, afetando os dois pulmões.

Nos últimos dias, o Vaticano informou que o Papa vinha respirando sem ajuda de aparelhos, conseguia se movimentar e atender ligações. No entanto, neste sábado, a assessoria da Santa Sé anunciou que ele não fará a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro pelo segundo domingo consecutivo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas