A Marcopolo (POMO4) encerrou o quarto trimestre de 2024 com um lucro líquido de R$ 318,8 milhões, uma alta de 17% na comparação anual. O resultado reflete a recuperação do setor de transporte no Brasil, mesmo diante de juros elevados, informou a fabricante nesta terça-feira.
O desempenho operacional da empresa também mostrou avanço. O Ebitda da companhia atingiu R$ 461,4 milhões, um crescimento de 60,5% em relação ao mesmo período de 2023. O número, no entanto, ficou abaixo da estimativa de analistas, que projetavam R$ 468 milhões.
Setor de ônibus mantém recuperação
A receita líquida da Marcopolo chegou a R$ 2,7 bilhões no trimestre, um aumento de 30,1% sobre o ano anterior. O resultado superou as expectativas do mercado, que estimava um faturamento de R$ 2,54 bilhões, contribuindo para o lucro trimestral da Marcopolo.
A companhia destacou que a recuperação do mercado brasileiro de ônibus tem impulsionado os pedidos, após anos de renovação insuficiente das frotas. A tendência deve continuar em 2025, mesmo diante de desafios econômicos.
O lucro da Marcopolo: Novas entregas e crescimento das exportações
O programa federal Caminho da Escola tem sido um dos fatores que sustentam a demanda. A empresa prevê entregar 5.189 ônibus entre 2025 e 2026, beneficiada pela prorrogação da licitação de 2023. No ano passado, 2.531 veículos foram entregues pelo projeto.
Além disso, a Marcopolo espera aumento das exportações a partir do Brasil. Com a taxa de câmbio favorável, a empresa projeta crescimento nas vendas para América Latina e África, mercados que continuam demandando novas unidades.
Outro destaque foi o avanço na produção de ônibus elétricos. A empresa afirmou que a carteira de pedidos para 2025 já supera o total de unidades entregues no ano passado, sinalizando uma expansão na eletrificação da frota.
O que esperar para 2025?
Apesar do cenário de juros altos, a Marcopolo aposta na necessidade de renovação da frota e na demanda internacional para sustentar o crescimento do lucro em 2025. A empresa segue como a maior montadora de carrocerias de ônibus da América Latina, com operações em Estados Unidos, Canadá, África, Austrália e China.
Se a tendência de recuperação do setor continuar, a Marcopolo pode manter seu desempenho positivo ao longo de 2025.-