Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

PIB do Canadá em alta no 4T24: veja o que impulsionou o crescimento

O PIB do Canadá cresceu 0,6% no quarto trimestre de 2024, impulsionado por consumo, exportações e investimentos. Porém, desafios seguem em 2025.
Governo do Canadá propõe corte de impostos, isenção para compra da primeira casa e fim do imposto de carbono ao consumidor.
(Imagem: Jude Joshua/Pixabay)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá registrou expansão de 0,6% no quarto trimestre de 2024, mantendo a trajetória de crescimento em relação ao trimestre anterior, quando avançou 0,5%. O desempenho foi favorecido por maior consumo das famílias, crescimento das exportações e aumento dos investimentos empresariais. No entanto, a alta das importações e a redução dos estoques limitaram um avanço mais expressivo.

Considerando o resultado per capita, o PIB real do Canadá teve um leve crescimento de 0,2% no quarto trimestre, revertendo a queda de 0,1% registrada no trimestre anterior. No entanto, no acumulado de 2024, a retração foi de 1,4%, marcando o segundo ano consecutivo de queda.

Vídeo do canal EconomicaMENTE no YouTube.

PIB do Canadá: o que estimulou o consumo das famílias?

Os gastos das famílias aumentaram 1,4% no último trimestre de 2024, registrando o maior avanço desde meados de 2022. A elevação foi impulsionada, principalmente, por compras de veículos, como caminhões, vans e utilitários esportivos, além de serviços financeiros e telecomunicações.

No acumulado de 2024, o consumo das famílias cresceu 2,4%, refletindo aumentos tanto em bens (+1,6%) quanto em serviços (+3,0%). Considerando a média per capita, os gastos subiram 1,0% no quarto trimestre, mas registraram queda de 0,6% no ano inteiro.

O setor de construção e os investimentos empresariais reagiram?

A construção residencial teve um crescimento de 3,9% no quarto trimestre, marcando o maior avanço desde o início de 2021, contribuindo para o PIB do Canadá. Apesar do bom desempenho no fim do ano, o setor encerrou 2024 com uma queda de 1,1%, após um recuo ainda mais expressivo de 8,5% em 2023.

Os investimentos empresariais também apresentaram sinais de recuperação. O segmento de estruturas não residenciais cresceu 0,7% no quarto trimestre, impulsionado pelo aumento de 1,6% na construção de edifícios. No entanto, no acumulado do ano, o setor registrou queda de 1,8%, com uma redução de 3,4% nas construções comerciais e industriais.

Exportações e importações mantiveram a tendência de alta?

As exportações de bens e serviços avançaram 1,8% no quarto trimestre, revertendo a queda de 0,2% observada no trimestre anterior. No mesmo período, as importações cresceram 1,3%, após terem recuado 0,3% no terceiro trimestre. No consolidado de 2024, tanto exportações quanto importações registraram alta de 0,6% e ajudaram a fortalecer o PIB do Canadá.

Os estoques não agrícolas, por outro lado, apresentaram redução, especialmente nos segmentos de manufatura, atacado e varejo. O ritmo de acúmulo foi menor em 2024, somando $16,4 bilhões, contra $28,2 bilhões registrados no ano anterior.

Inflação, salários e taxa de poupança refletiram no crescimento?

O deflator do PIB, indicador que mede a variação dos preços da economia no Canadá, subiu 0,9% no último trimestre do ano, com destaque para a valorização das exportações de energia. No consolidado do ano, o índice registrou um aumento de 3,0%, superando a alta de 1,4% em 2023.

A remuneração dos trabalhadores cresceu 1,0% no quarto trimestre, em ritmo mais lento do que o avanço de 1,7% registrado no trimestre anterior. No acumulado de 2024, os salários aumentaram 5,9%, sendo o menor crescimento anual desde os impactos da pandemia em 2020.

Já a taxa de poupança das famílias apresentou queda, passando de 7,3% para 6,1% no quarto trimestre, uma vez que o crescimento da renda disponível (+1,1%) foi inferior ao aumento das despesas (+2,1%).

PIB do Canadá: empresas registraram melhora no último trimestre?

Os ganhos das empresas, medidos pelo excedente operacional bruto, tiveram alta de 4,6% no quarto trimestre, revertendo a retração de 0,5% registrada no período anterior. Apesar dos desafios causados por eventos climáticos ao longo do ano, o setor financeiro encerrou o trimestre com leve crescimento de 0,2%.

O desempenho do PIB no final de 2024 indica uma economia em recuperação no Canadá, impulsionada pelo consumo das famílias e investimentos empresariais. Entretanto, fatores como inflação, dinâmica do mercado de trabalho e política monetária seguirão influenciando as perspectivas para 2025.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas