O dólar à vista registrava leve alta ante o real nesta sexta-feira, mas caminhava para fechar a semana com perdas. Investidores analisavam novos dados sobre o PIB brasileiro e o relatório de emprego nos Estados Unidos.
O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o custo de ser cauteloso na política monetária é “muito, muito baixo” no momento. No entanto, destacou que, se as expectativas de inflação ficarem sob pressão, os custos poderão aumentar.
Além disso, ressaltou que, embora a resposta padrão da política monetária aos aumentos pontuais de preços seja ignorá-los, desta vez pode ser diferente. “Se isso se transformar em uma sequência de aumentos mais expressivos, será um fator relevante. O que realmente importa é o comportamento das expectativas de inflação de longo prazo”, afirmou Powell em uma conferência em Nova York.
O que aconteceu com o dólar hoje?
A moeda americana abriu perto da estabilidade e ganhou força ao longo da manhã, mas perdeu fôlego após a divulgação do payroll. O mercado de trabalho dos Estados Unidos registrou a criação de 151 mil postos de trabalho em janeiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho. O consenso Lseg/Reuters projetava a abertura de 160 mil vagas no setor não agrícola. Além disso, o dado de janeiro foi revisado para baixo, de 143 mil para 125 mil vagas.
No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, a economia avançou 3,4%, maior taxa desde 2021, totalizando R$ 11,7 trilhões. Apesar do crescimento, o resultado ficou abaixo das projeções do mercado. A média das estimativas de analistas consultados pela Reuters apontava para uma alta de 0,5% na comparação trimestral e de 4,1% na base anual.
No momento da redação desta matéria, a cotação do dólar estava em R$ 5,797, refletindo a reação do mercado aos dados econômicos mais recentes.
Entenda no vídeo abaixo o que determina a cotação do dólar.