Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Inteligência Artificial vai acabar com os empregos? Veja os estudos

O impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho gera preocupações, com até 40% dos empregos globais expostos. No entanto, a tecnologia também traz oportunidades e novas profissões. Como se preparar para essa nova realidade? Descubra estratégias para uma transição justa e habilidades essenciais na era da IA.
Mão humana e mão robótica se cumprimentam, simbolizando o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho.
Sera importante a interação entre humanos e IA no futuro do trabalho. (Imagem: Tara Winstead/Pexels)

O impacto da Inteligência Artificial no trabalho tem gerado muitas dúvidas sobre o futuro do emprego. Em 2013, um estudo do Oxford Future of Humanity Institute indicava que quase metade dos empregos nos Estados Unidos poderia ser automatizada em até duas décadas. No entanto, em vez de diminuir, os EUA criaram 17 milhões de novos empregos. Apesar disso, as preocupações continuam. O Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que 40% dos empregos globais estão expostos à IA, e a Goldman Sachs estima que 300 milhões de postos podem ser afetados. Esse cenário destaca a necessidade de requalificação profissional e adaptação à nova realidade.

Como o impacto da IA no mercado de trabalho está mudando a economia?

O medo do “desemprego tecnológico” existe há muito tempo. Aliás, o economista britânico John Maynard Keynes já falava sobre isso em 1930. Nos anos de 1960, o governo dos EUA criou um grupo para estudar os impactos da automação. O que se percebeu é que a tecnologia não acaba com o trabalho, mas o transforma. De fato, o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho já pode ser observado. Hoje, a economia americana tem 2,7 vezes mais empregos do que em 1964, e a produtividade também cresceu.

A IA generativa levanta novas dúvidas. Por exemplo, segundo o Pew Research Center, 19% dos trabalhadores dos EUA estão em empregos altamente expostos à IA. O ritmo e o alcance dessas mudanças ainda são incertos. Além disso, muitos fatores influenciam seu impacto sobre o mercado de trabalho, como a automação de processos e a transformação digital nas empresas.

Confira vídeo sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho:

O impacto da Inteligência Artificial no trabalho e a adoção pelas empresas

As empresas adotam tecnologias apenas quando isso faz sentido financeiramente. Além disso, conforme publicado pelo Estado de São Paulo, o economista James Bessen mostrou que, em setores como a indústria de transformação, a automação levou a mais empregos, pois aumentou a produtividade e reduziu custos. Isso fez crescer a demanda por produtos e serviços, refletindo diretamente no impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Além disso, muitas organizações buscam a produtividade empresarial com IA para reduzir custos e otimizar processos.

Um exemplo disso pode ser visto no setor jurídico. Se a IA reduzir custos com pesquisas e elaboração de documentos, a demanda por serviços pode aumentar. Dessa forma, o que define se o emprego diminui ou cresce é como o mercado reage às mudanças impostas pela tecnologia. No entanto, há desafios, como os desafios éticos da IA no trabalho, que envolvem questões sobre transparência, viés e privacidade.

Como se preparar para o impacto da Inteligência Artificial no trabalho?

Não se sabe ao certo como a IA afetará o futuro do trabalho. No entanto, algumas estratégias podem ajudar empresas e trabalhadores a se prepararem para o impacto da Inteligência Artificial no trabalho:

  • Empresas que souberem usar a inteligência com maior eficiência sairão na frente da concorrência, aproveitando a IA na gestão de recursos humanos para otimizar recrutamento e seleção.
  • Profissionais que aprenderem novas habilidades terão mais chances de se adaptar ao novo cenário do mercado de trabalho, considerando a adaptação profissional à era digital.
  • Políticas governamentais também precisam acompanhar essas mudanças, pois as políticas públicas para a era da IA são essenciais para garantir uma transição justa e equilibrada.

O debate deve focar em quais empregos serão mais impactados, onde as mudanças ocorrerão e com que velocidade. Afinal, a história mostra que a tecnologia sempre muda o mercado, mas também cria novas oportunidades. Dessa maneira, o impacto da Inteligência Artificial no trabalho pode trazer desafios, mas também abrir caminhos para o crescimento econômico e novas formas de trabalho. Além disso, é fundamental entender as competências essenciais na era da IA para que profissionais e empresas se mantenham competitivos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas