A LATAM Airlines anunciou nesta terça-feira (17/03) a aprovação do programa de recompra de ações. Com isso, a empresa planeja adquirir até 1,6% de suas ações em circulação, o que representa mais de 9 bilhões de papéis, ao longo de um período de até 18 meses.
Como funciona a recompra de ações?
A recompra seguirá as regras da Lei das Sociedades Anônimas e será feita na Bolsa de Valores. A empresa poderá adquirir ações de forma proporcional ou por meio de leilões, garantindo que a LATAM recompra de ações ocorra dentro dos padrões do mercado., respeitando os limites estabelecidos por lei. O Conselho de Administração terá autonomia para definir o preço e conduzir a operação.
Além disso, se a compra for feita via leilão, a recompra de ações da LATAM poderá alcançar até 1% de suas ações em um período de 12 meses, sem precisar seguir a regra de divisão proporcional.
Por que a LATAM está recomprando ações?
Empresas costumam recomprar ações para reduzir a quantidade de papéis no mercado e, assim, aumentar seu valor. Em 2024, esse tipo de operação bateu recordes, com 126 programas de recompra registrados na Bolsa, o maior número desde 2005, segundo o Itaú BBA.
Essa operação, como a LATAM recompra de ações, tem se tornado cada vez mais comum entre grandes empresas.. Nesta terça-feira, a Natura &Co Holding (NTCO3) também anunciou ao mercado a aprovação de um programa de recompra de ações. A operação permitirá a aquisição de até 52.631.578 ações ordinárias, representando até 3,8% do total de ações da companhia e 6,2% das ações em circulação.
A LATAM é uma das maiores companhias aéreas da América Latina, operando no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de voos internacionais. O grupo também tem três afiliadas de carga – LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil –, com uma frota de 21 aviões para transporte de mercadorias.
Impacto financeiro e expectativas da LATAM com a operação
No quarto trimestre de 2024, a LATAM registrou um lucro líquido ajustado de US$ 174,4 milhões, um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2023. Consequentemente, com a LATAM recompra de ações, a empresa busca fortalecer seu valor no mercado e consolidar sua posição entre as companhias aéreas líderes. e consolidar sua posição entre as companhias aéreas líderes. e garantir maior confiança dos investidores.