O mercado publicitário brasileiro registrou um faturamento de R$ 26,3 bilhões em 2024, com um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior, segundo dados do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Sobretudo três fatores impulsionaram o desempenho positivo do mercado publicitário: o avanço das montadoras chinesas, a visibilidade dos produtos e marcas ligados às Olimpíadas de Paris e as eleições municipais realizadas em todo o país.
Black Friday, Natal e outros impulsos para o mercado publicitário
Em primeiro lugar, além das grandes campanhas institucionais e promocionais,datas estratégicas do varejo, como Black Friday e Natal, também contribuíram para o fortalecimento do mercado publicitário em 2024. O volume de inserções publicitárias e o investimento das marcas nessas ocasiões, portanto, ajudaram a manter o ritmo de crescimento.
Televisão e internet lideram o mercado publicitário
No recorte por canais, a televisão continua como o principal meio publicitário, respondendo por 42% de todas as inserções e gerando R$ 11,1 bilhões em receita. Sobretudo, a maior parte desse montante veio da TV aberta, que representou 86,3% das mídias pagas no segmento.
Logo atrás, a internet ocupa a segunda posição no ranking de investimentos, com R$ 10,4 bilhões, o que equivale a 39,8% de participação no mercado publicitário. O crescimento da publicidade digital, portanto, reflete a migração dos anunciantes para plataformas online, influenciados por métricas de desempenho e segmentação de público.
Publicidade fora de casa e por região
Outros canais também tiveram participação relevante: os espaços fora de casa, como outdoors, responderam por 11,8% das inserções. Já as rádios ficaram com 4%, os jornais com 1,4%, as revistas com 0,4% e os cinemas com 0,3%.
Geograficamente, entretanto, 68,2% das inserções do mercado publicitário tiveram abrangência nacional. No recorte regional, o Sudeste concentrou 19,6% dos anúncios, seguido pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).
Além disso, o mercado de publicidade enfrenta desafios para se manter no Brasil, mesmo sendo um setor estratégico para as empresas. No vídeo abaixo, confira o que diz Eduardo Sani, CEO da ADSPLAY, uma das maiores agências de publicidade do Brasil.
Mercado publicitário impulsiona outros setores da economia
Para o presidente do Cenp, Luiz Lara, o crescimento do mercado publicitário reforça sua importância estratégica para a economia brasileira. “Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo”, afirmou. A confiança das empresas em investir em comunicação e publicidade, portanto, demonstra o papel da área como propulsora do crescimento econômico.
A pesquisa foi realizada com base nos Pedidos de Inserção (PIs) executados por 339 agências de publicidade brasileiras ao longo de 2024. A auditoria dos dados foi feita pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), com análise da integridade e segurança conduzida pela KPMG.