Nesta segunda-feira (7), o Boletim Focus e as falas de Galípolo ganham grande destaque entre os principais indicadores, que devem mexer com o mercado financeiro. O documento, publicado às 8h25 pelo Banco Central, traz as projeções atualizadas para a inflação, juros, crescimento do PIB e a taxa de câmbio.
Logo cedo, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem compromissos com os executivos do setor financeiro, incluindo o representantes do Banco Inter, Banco Safra e J&F Investimentos. Galípolo também fará o discurso de abertura do evento Rankings Top 5 2024, reforçando a importância das expectativas do mercado para as decisões de política monetária.
Nos Estados Unidos, os investidores estão atentos aos dados de crédito ao consumidor e ao Índice de Tendência de Emprego, além do discurso da diretora do Federal Reserve, Adriana Kugler. As informações podem influenciar o rumo dos juros americanos e, por consequência, os mercados emergentes.
Veja mais detalhes sobre o Boletim Focus e projeções econômicas:
Boletim Focus: veja os desafios Econômicos
Na última sexta-feira (4), a retaliação chinesa às tarifas americanas gerou forte aversão ao risco. O dólar disparou 3,72%, fechando a R$ 5,83. Já o Ibovespa caiu quase 3%, acompanhando o pessimismo global. Esses fatores impactaram negativamente o Boletim Focus dessa semana.
Analistas apontam que o cenário segue volátil, com a guerra comercial e os juros nos EUA moldando o comportamento do mercado financeiro. A expectativa é de que o Boletim Focus ajude a calibrar as projeções econômicas no Brasil, especialmente após a pior semana do real desde dezembro do ano passado.









