Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Cotação do dólar hoje sobe e pressiona mercados globais

Dólar sobe para R$ 5,90 mesmo com trégua tarifária dos EUA; mercados reagem com cautela diante de tensões comerciais e inflação.
Maço de cédulas de dólar americano com gráficos do mercado financeiro, refletindo a cotação do dólar hoje.
O movimento da moeda preocupa o mercado financeiro. Fonte: Canva.

A cotação do dólar hoje voltou a subir e atingiu R$ 5,90 nesta quinta-feira (10), mesmo após os Estados Unidos suspenderem temporariamente tarifas para mais de 180 países. O movimento da moeda preocupa o mercado financeiro, que segue cauteloso com os desdobramentos da guerra comercial EUA-China.

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, operava em queda de 0,56%, refletindo o clima de incerteza. Já o dólar comercial subiu 1,15%, após ter recuado mais de 2% no pregão anterior.

Impacto da cotação do dólar nas bolsas

Por consequência, a alta na cotação do dólar hoje também afeta os mercados internacionais. Nos Estados Unidos, os índices de Wall Street abriram em queda, após ganhos expressivos na véspera. Enquanto isso, na Europa, o cenário é de recuperação, com o índice STOXX 600 em alta.

Essa volatilidade está ligada ao aumento das tarifas dos EUA contra a China, que subiram para 125%. Em resposta, o governo chinês elevou a tributação sobre produtos americanos para até 84%. Enquanto isso, a União Europeia anunciou uma pausa de 90 dias em suas retaliações.

Dólar, tarifas e inflação no Brasil

Com o dólar valorizado, há efeitos diretos sobre a inflação no Brasil. O aumento nos preços de importados encarece produtos no país e pode influenciar decisões da política monetária brasileira. Além disso, o cenário atual acende o alerta para o risco cambial e pressiona o setor de tarifas de importação no Brasil.

Além disso, o movimento da moeda também influencia o mercado de câmbio e leva muitos investidores a buscar investimentos em dólar, como forma de proteção.

O que esperar do mercado?

A instabilidade na cotação do dólar hoje coloca pressão sobre o comércio global e o mercado de commodities, aumentando os temores de uma possível recessão econômica. Diante disso, acompanhar a cotação do dólar hoje, a taxa de câmbio e os próximos passos da política internacional será essencial nos próximos dias.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas