O Ibovespa sobe 1% nesta sexta-feira (11), impulsionado pela valorização de ações como VALE3 e PETR4, que reagiram positivamente ao avanço das commodities no mercado global. O movimento refletiu diretamente no principal índice da bolsa de valores brasileira, que encerrou a sessão aos 127.600 pontos. No acumulado da semana, a alta foi de 0,59%.
A alta das commodities, como o minério de ferro e o petróleo Brent, foi um dos principais fatores que ajudaram o índice. A valorização desses ativos favorece empresas dos setores de mineração e energia, como Vale e Petrobras, consideradas blue chips da bolsa de valores.
Vale e Petrobras lideram o impulso do mercado
As ações da Vale (VALE3) subiram 1,67% com o avanço no preço do minério, seu principal produto de exportação. Já a Petrobras teve ganhos de 1,98% nas ações ordinárias e 1,99% nas preferenciais, acompanhando a alta no preço do petróleo. Ambas são referências para quem acompanha o mercado de capitais brasileiro e por isso a Ibovespa sobe 1%.
Outros papéis também se destacaram. A Vamos (VAMO3) liderou os ganhos com alta de 12,73%. Brava Energia (BRAV3) e SLC Agrícola (SLCE3) também subiram acima de 5%, mostrando um dia positivo para investidores atentos ao volume financeiro negociado.
Veja no vídeo abaixo as oscilações das ações da Petrobras:
Quedas pontuais, Ibovespa sobe 1% e movimentação do dólar
Entre os papéis que fecharam em baixa, destaque para IRB (IRBR3) com queda de 6,65%. Natura (NTCO3) e Suzano (SUZB3) também recuaram levemente. No câmbio, o dólar à vista caiu 0,49%, cotado a R$ 5,8698, mas fechou a semana em alta de 0,54%.
Para investidores e leitores que acompanham o mercado, como os do portal Suno, esse tipo de oscilação é oportunidade para reavaliar estratégias e olhar com atenção para dividendos, setores-chave e ativos resilientes.