O crédito consignado privado pode adicionar até 0,6 ponto percentual ao PIB brasileiro em 2025, segundo projeção da XP Investimentos. A estimativa considera o efeito da expansão do crédito para trabalhadores do mercado de trabalho formal, o que deve injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia.
Esse impacto ocorre por meio de dois efeitos: o de substituição, em que os consumidores trocam dívidas caras por opções com juros do consignado privado mais acessíveis; e o efeito incremental, estimulado pelo aumento da inclusão financeira por meio de maior acesso ao sistema bancário.
Crédito consignado como motor do consumo e da economia
Para os economistas da XP, parte do crescimento vem do aumento do consumo das famílias, que passam a ter mais fôlego para gastar após reorganizar suas dívidas. O relatório destaca ainda a importância da regulamentação do crédito consignado, que dá segurança ao mercado e protege os trabalhadores do setor privado.
O uso do e-Social e crédito consignado também deve facilitar as concessões, integrando dados dos trabalhadores formais com bancos. Já as empresas que atuam com crédito consignado privado têm papel fundamental na oferta de soluções personalizadas, além de se alinharem às diretrizes da Febraban e crédito consignado.
Ainda assim, especialistas alertam para o risco de elevação na taxa de inadimplência, caso a política monetária e crédito caminhem em sentidos opostos. Com os juros elevados, o espaço para ampliação da carteira de crédito consignado pode ficar restrito.
Veja mais detalhes sobre o crédito consignado privado no vídeo abaixo:
Expectativas e cenários possíveis até 2026
A XP considera que, no cenário base, um terço do impacto ocorrerá em 2025, com o restante diluído em 2026. Em um cenário otimista, com maior adesão ao programa e estabilidade nas taxas de juros, o crescimento econômico e crédito pode chegar a 1 ponto percentual no PIB.
Com essa projeção, os analistas ajustaram suas estimativas de crescimento: o PIB brasileiro deve avançar 2,3% em 2025 e 1,5% em 2026. Além de movimentar o setor financeiro, o crédito consignado privado reforça a confiança no papel das empresas e crédito consignado como motor da recuperação econômica.