A alta no preço dos alimentos tem mudado o comportamento de compra dos brasileiros. Com a inflação dos alimentos no Brasil pressionando o orçamento doméstico, muitos consumidores estão adotando algumas estratégias contra a inflação alimentar. Uma delas é recorrer aos supermercados atacadistas e os atacarejos, modelo que combina o atacado e o varejo, como uma forma de redução de custos com alimentação.
Uma pesquisa da Brazil Panels com a Behavior Insights mostra que 97,2% dos brasileiros notaram um forte aumento nos preços. Para driblar esse cenário, 41,8% eles passaram a priorizar as compras em atacado para suas famílias. Além disso, 17,4% agora compram em mercados de bairro e 5,4% em feiras livres.
Com alta de 1,14% no setor alimentício, o IPCA-15 de abril foi puxado especialmente pelos alimentos. Essa tendência de consumo alimentar também reflete mudanças no comportamento do consumidor brasileiro, que passou a fazer escolhas mais estratégicas diante da alta dos preços.
Veja mais detalhe sobre a alta no preço dos alimentos no vídeo abaixo:
Alta no preço dos alimentos: atacarejos e feiras ganham espaço no setor alimentício
A busca por preços de alimentos no atacado e promoções em atacadistas tem crescido. Isso demonstra o impacto direto da economia doméstica e atacadistas na rotina das famílias. A inflação afetou até mesmo produtos essenciais: mais da metade dos consumidores cortou azeite (50,5%), carne bovina (46,1%) e café (34,6%).
O impacto da inflação no varejo também é sentido no varejo alimentar no Brasil, forçando adaptações. Para analistas, o mercado atacadista de alimentos se fortalece como alternativa viável.