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O que há por trás do novo papamóvel avaliado em R$ 1 milhão da Mercedes-Benz?

Mercedes cria papamóvel elétrico para o Vaticano, usado por Papa Leão XIV, reforçando a mensagem ambiental da Igreja e a tradição com inovação.
Mercedes cria papamóvel elétrico para o Vaticano, usado por Papa Leão XIV, reforçando a mensagem ambiental da Igreja e a tradição com inovação.
(Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz Classe G elétrico foi apresentado ao público no domingo (18), marcando a primeira aparição oficial do Papa Leão XIV após a missa inaugural de seu pontificado. O modelo exclusivo, conhecido como Papamóvel foi fabricado especialmente para o Vaticano e reforça o compromisso da Igreja com a preservação ambiental.

Com propulsão 100% elétrica, o novo papamóvel representa um avanço em direção à sustentabilidade, alinhando tradição e modernidade. A escolha do modelo também dá continuidade à mensagem da encíclica Laudato Si’, que defende ações concretas em prol do planeta.

O que muda com o novo papamóvel elétrico?

O papamóvel sustentável da Mercedes é uma adaptação do Classe G580 com tecnologia EQ, versão elétrica do famoso SUV. O modelo original custa cerca de 142 mil euros — aproximadamente R$ 906 mil —, mas recebeu diversas modificações para atender às necessidades do Vaticano.

Vídeo do canal CNN Brasil no YouTube.

Entre as adaptações, destacam-se:

  • assento central do Papa ajustável em altura e com rotação;
  • teto aberto a partir da coluna B, com cobertura removível;
  • porta traseira esquerda redesenhada manualmente;
  • motores próximos às rodas para maior controle em baixa velocidade.

Apesar de ter sido pensado para deslocamentos lentos, o SUV tem alto desempenho: são 587 cv de potência, 118 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Papamóvel: a escolha é apenas simbólica?

O uso do veículo elétrico da Mercedes vai além da estética. O Papa Francisco já utilizava o modelo desde o fim de 2024, dando início a uma transição verde no transporte papal. O novo papamóvel pode rodar até 473 km com uma carga, segundo dados europeus.

Ainda não há testes sob critérios brasileiros, mas o alcance mostra que o carro tem tecnologia avançada. A escolha do Papa Leão XIV mantém o discurso ambiental como um dos eixos centrais da Igreja contemporânea.

Mercedes e Vaticano: parceria de décadas

A aliança entre a Mercedes-Benz e o Vaticano teve início em 1930, quando o Papa Pio XI recebeu um modelo Nürburg 460. Desde então, os pontífices usam modelos como o 300 Landaulet e o Classe M como transporte oficial.

O papamóvel elétrico da Classe G representa o próximo passo nessa relação histórica. Ao trazer inovação com respeito às tradições do Vaticano, o veículo simboliza o diálogo entre o passado e o futuro.

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