A recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos avançou nesta quinta-feira (29). A companhia aérea informou à Corte de Nova York que espera apresentar seu plano final de reestruturação em dezembro. Segundo fontes, a audiência de confirmação do Chapter 11 deve ocorrer em 28 de dezembro, com expectativa de encerramento do processo em até 90 dias, ou seja, até março de 2026.
Recuperação judicial da Azul: audiência marca fase decisiva do processo
Nesse momento, a Azul deverá apresentar seu plano definitivo de reestruturação ao juiz Sean H. Lane, que decidirá se aprova a proposta. Este é um dos últimos ritos formais do processo de recuperação judicial da Azul sob o Chapter 11 norte-americano.
A empresa conta com o mesmo juiz e o mesmo escritório que atuaram no caso da norte-americana Spirit Airlines. Isso tem sido visto como um indicativo de que o processo poderá ter desfecho rápido, seguindo exemplo anterior bem-sucedido.
Paralelos com a Spirit ajudam estratégia da Azul
Durante a audiência, os advogados da Azul destacaram que a recuperação judicial da Spirit Airlines serviu como referência. O processo da aérea dos Estados Unidos foi encerrado em poucos meses. O escritório Davis Polk, que assessora a Azul, também atuou com a Spirit.
A defesa destacou à Corte que a experiência acumulada pode ajudar a acelerar o processo de recuperação judicial da Azul. A similaridade dos casos e a atuação de profissionais já conhecidos pelo juiz podem favorecer o andamento do plano.
A companhia aérea prevê apresentar o plano ao juiz até o fim de dezembro. Caso o tribunal valide a proposta, o encerramento definitivo da recuperação judicial da Azul dependerá apenas dos prazos operacionais.