Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Planos odontológicos ganham 2 milhões de beneficiários em 1 ano

O mercado de planos odontológicos no Brasil está em expansão, com 34,8 milhões de beneficiários em abril de 2025, um aumento de 1,9 milhão em relação ao ano anterior. Os planos empresariais dominam, representando 72% do total. Essa tendência reflete a valorização da prevenção da saúde bucal, enquanto novas regras de portabilidade e reembolso tornam os cuidados odontológicos mais acessíveis!
Paciente em atendimento odontológico, representando o crescimento dos planos odontológicos no Brasil
Os planos odontológicos obedecem às regras específicas definidas pela ANS. (Foto: Kaboompics/Pexels)

O mercado de planos exclusivamente odontológicos segue em forte expansão no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados na quarta-feira (05/06), o setor alcançou 34,8 milhões de beneficiários em abril de 2025. Isso representa um aumento de mais de 250 mil usuários em apenas um mês e de 1,9 milhão de pessoas na comparação com abril de 2024.

Além disso, todos os estados brasileiros apresentaram alta no número de beneficiários. Os maiores crescimentos absolutos foram registrados em São Paulo (510 mil), Rio de Janeiro (239 mil) e Minas Gerais (186 mil), consolidando a tendência nacional.

Planos odontológicos empresariais lideram e representam 72% do mercado

Os planos odontológicos empresariais são responsáveis por 25,1 milhões de beneficiários, ou 72% do total. Em um ano, essa modalidade cresceu 1,69 milhão de usuários, reforçando sua atratividade em razão de custo reduzido por colaborador e maior amplitude de cobertura, principalmente em médias e grandes empresas.

Já os planos individuais ou familiares somaram 281 mil novas adesões no mesmo período, passando de 6,39 milhões para 6,68 milhões de beneficiários. Eles oferecem cobertura desde procedimentos básicos até tratamentos complexos, conforme as diretrizes da ANS e opções contratadas.

Crescimento reflete mudança de comportamento da população

Segundo Roberto Seme Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que representa 72% do setor:

“o crescimento no número de beneficiários demonstra que as pessoas estão cada vez mais conscientes de que a prevenção é o melhor caminho para manter a saúde bucal e geral”.

Ele destaca ainda que o custo médio de um plano é de cerca de R$ 20 mensais, o que o torna acessível a grande parte da população. Os planos odontológicos incluem consultas, limpezas, radiografias, tratamentos de canal, restaurações, extrações e até urgências e emergências, com possibilidade de coberturas adicionais para próteses, implantes e ortodontia.

Confira no vídeo 21 procedimentos autorizados pela ANS para os planos de saúde e odontológicos:

Regras de portabilidade e reembolso do plano odontológico favorecem expansão

Assim como os planos de saúde tradicionais, os odontológicos seguem normas específicas da ANS em relação à portabilidade, reembolso, cancelamento e carência. O beneficiário pode trocar de operadora após dois anos, desde que esteja adimplente e opte por plano com cobertura igual ou superior. Algumas operadoras também oferecem reembolso para atendimentos fora da rede credenciada, conforme contrato.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas