Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Financiamento de veículos em alta: descubra os números de maio

Financiamento de veículos aumentou 4,3% em maio de 2025, com alta em carros e motos, mas queda nos pesados.
Financiamento de veículos aumentou 4,3% em maio de 2025, com alta em carros e motos, mas queda nos pesados.
(Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

O financiamento de veículos voltou a crescer em maio de 2025 e acendeu um sinal de possível recuperação para o setor automotivo. De acordo com a B3, foram registradas 602 mil unidades financiadas no mês, somando carros, motos e veículos pesados, tanto novos quanto usados. O número representa uma alta de 4,3% em relação a maio de 2024 e avanço de 6,1% na comparação com abril deste ano.

Apesar do crescimento no financiamento de veículos, o mercado ainda enxerga esse avanço como pontual. De janeiro a maio, os brasileiros financiaram 2,847 milhões de veículos — praticamente o mesmo volume registrado no mesmo período do ano passado. O dado revela uma estabilidade que preocupa um setor que esperava uma retomada mais acelerada.

Estabilidade preocupa e pressiona o setor

Apesar da alta em maio do financiamento de veículos, o mercado automotivo segue pressionado por fatores como juros elevados, seletividade dos bancos e endividamento das famílias. Para Thiago Gaspar, superintendente da B3, o cenário ainda exige cautela. 

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG) e registra, em âmbito nacional, as restrições financeiras sobre veículos financiados.

Financiamento de veículos em maio: motos em alta, pesados em queda

Entre os segmentos, os automóveis leves tiveram crescimento de 1,4% em relação ao ano passado e de 4,7% na comparação com abril. As motocicletas também apresentaram desempenho positivo em número de veículos com financiamento em maio, com alta de 2,3% no mês e de 4,7% no ano.

Por outro lado, os veículos pesados registraram retração. Os financiamentos caíram 2,1% na comparação anual e também em relação ao mês anterior, indicando dificuldades específicas no segmento de transporte de carga.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas