Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Franquias crescem 8,9% no 1º tri com alta em serviços

Setor de franquias avança 8,9% no 1º trimestre com destaque para saúde, beleza, turismo e serviços; Brasil soma mais de 198 mil unidades e 1,7 milhão de empregos diretos.
Gráfico ilustrando que franquias crescem no 1º tri com tendência de alta
Franquias crescem no 1º tri e setor mantém trajetória de alta no Brasil. Foto: DALL.E

As franquias crescem 8,9% no 1º tri de 2025, com destaque para os segmentos de saúde, estética, hotelaria e serviços, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nesta terça-feira (10). O mercado de franquias movimentou R$ 65,96 bilhões no período, em linha com a expansão das franquias no país.

Esse desempenho reforça o atual crescimento das franquias no Brasil, que ocupa o quarto lugar mundial em volume de buscas pelo termo, segundo dados do Google Trends. Com aumento na demanda por serviços e adaptação às novas demandas do consumidor, o faturamento das franquias segue em ritmo acelerado.

Setor de franquias cresce no 1º tri com novos hábitos e formatos flexíveis

O bom momento do mercado de franquias está diretamente ligado à diversificação de formatos e à adoção de tecnologias. O setor de limpeza e conservação, por exemplo, cresceu 16,3% no trimestre, puxado por lavanderias self-service e pela menor contratação de empregados domésticos. Esses dados refletem uma mudança nos hábitos de consumo e no perfil das operações no franchising de serviços.

Outro segmento em destaque é o de saúde e bem-estar, com crescimento de 14,9%, impulsionado por farmácias que passaram a oferecer vacinação, exames e outros serviços. A combinação de inovação com atendimento físico atraiu principalmente o público 50+, consolidando o setor como um dos pilares das tendências no franchising atual.

Hotelaria, alimentação e estética mantêm forte ritmo de expansão

A retomada das viagens e o turismo interno impulsionaram as franquias de hotelaria e turismo, que cresceram 14,7% no 1º tri de 2025. A melhora do poder de compra das famílias, somada à infraestrutura ampliada, explica parte desse resultado.

Já os segmentos de alimentação saudável e bem-estar e estética também se destacaram. Eles têm atraído empreendedores atentos ao comportamento do consumidor, que busca conveniência e qualidade de vida. Dentro desse contexto, microfranquias voltadas a alimentação e beleza ganham espaço pela menor necessidade de investimento inicial.

Expansão das franquias no 1º tri cria empregos e movimenta o setor

A taxa de crescimento das redes também pode ser observada na abertura de 7.354 novas operações no trimestre. Ao todo, o país conta com 198.730 unidades de franquias ativas, responsáveis por empregar diretamente 1,728 milhão de pessoas. Assim, o crescimento contínuo do setor reforça o papel do empreendedorismo como motor da economia brasileira.

Além disso, a pesquisa apontou mudanças no perfil de localização das lojas: embora as ruas sigam como principal canal (53,5%), houve aumento nas franquias instaladas em supermercados e galerias (de 4% para 6,6%) e no modelo home based (de 7,8% para 10,9%), tendência forte no universo das microfranquias.

Digitalização e inovação apoiam o crescimento das franquias

A transformação digital vem sendo um aliado importante para que as franquias crescem com mais eficiência. Além disso, o uso de inteligência artificial, plataformas de gestão e atendimento automatizado estão entre as inovações que têm impulsionado a expansão das franquias e sua capacidade de adaptação em mercados competitivos.

Portanto, com esse cenário de evolução constante, o mercado de franquias se consolida como uma das principais apostas para investidores e novos empreendedores. Ademais, as tendências no franchising, que incluem a personalização de serviços e o foco na experiência do cliente, prometem manter a curva de crescimento positiva nos próximos trimestres.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas