O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), industrial Ricardo Cavalcante, assinou nesta segunda-feira (16/06) um convênio com o Instituto Amazônia+21 e demais parceiros para ampliar a atuação da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS) no bioma da Caatinga. A FIEC firmou convênio com Amazônia+21 para fortalecer a agenda de sustentabilidade no semiárido, com apoio de lideranças da indústria regional durante evento institucional promovido pela entidade.
Participaram do ato os presidentes da Associação Nordeste Forte, da FIEPB, Cassiano Pereira; da FIERO, Marcelo Thomé; e da FIEPE, Bruno Veloso. O acordo tem como objetivo impulsionar projetos sustentáveis de alto impacto, articulando capital comercial, filantrópico e de fomento para iniciativas com relevância socioambiental.
FIEC firma convênio com foco em inovação financeira
Originalmente criado para a Amazônia, o modelo de blended finance da FAIS agora se expande ao Nordeste. Ele combina diferentes fontes de recursos e reduz riscos para atrair capital privado. Nesse contexto, a FIEC firma convênio como ponto de apoio institucional para acelerar o financiamento de soluções sustentáveis na Caatinga.
A Caatinga é um ecossistema único, com grandes desafios históricos e potencial elevado. As principais oportunidades de investimento incluem bioeconomia, energias renováveis, turismo de natureza e agricultura regenerativa. A diversidade biológica e a resiliência natural da região favorecem modelos produtivos sustentáveis.
“A expansão da FAIS para a Caatinga é um marco para o desenvolvimento territorial integrado, unindo preservação e crescimento econômico”, afirmou Marcelo Thomé, presidente do Instituto Amazônia+21.
FIEC posiciona a Caatinga no centro da nova economia verde
Frequentemente esquecida nas agendas nacionais, a Caatinga é o único bioma 100% brasileiro. Ela abriga milhões de pessoas em condições desafiadoras, como escassez hídrica e infraestrutura precária. A FIEC firma convênio com Amazônia+21 por sustentabilidade justamente para transformar essas adversidades em oportunidades de crescimento sustentável.
Ao entrar de forma estratégica nessa agenda, a FIEC contribui para posicionar o Nordeste como protagonista da transição para modelos econômicos mais resilientes e alinhados aos princípios ESG.
FIEC firma convênio para impulsionar protagonismo do Nordeste
Com a assinatura do convênio, a FIEC permite ao bioma nordestino atrair novos investimentos e ocupar um espaço relevante nas agendas de impacto. A iniciativa conecta empreendedores da região com fundos voltados para negócios sustentáveis, oferecendo suporte técnico e segurança jurídica.
A meta é clara: gerar emprego, renda e preservação ambiental em territórios historicamente negligenciados. A FIEC firmou o convênio para reforçar seu papel de articuladora do desenvolvimento sustentável e tornar o Ceará referência nacional na nova economia verde.