O Ceará conquistou destaque nacional ao aprovar 20 projetos no edital Smart Factory – FINEP/2025, somando R$ 12 milhões em recursos não reembolsáveis pela Plataforma de Inovação do SESI e SENAI. A chamada integra o Programa Brasil Mais Produtivo, voltado para a transformação digital na indústria, com destaque para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) industriais de todo o país.
“A aprovação de 20 projetos, de um total de 39 no país, representa mais de 50% das aprovações e reforça o compromisso com a inovação como eixo estruturante do desenvolvimento industrial. É uma conquista que evidencia a capacidade técnica das nossas instituições e empresas, e consolida o Ceará como referência nacional em soluções acessíveis e escaláveis para a indústria 4.0 no Brasil”, destacou o presidente do Sistema FIEC, industrial Ricardo Cavalcante.
20 projetos industriais cearenses aprovados pela FINEP
As propostas foram articuladas pelo Instituto SESI SENAI de Tecnologia (ISST-CE), em parceria com startups de base tecnológica e empresas locais. Os projetos contemplam tecnologias emergentes como automação industrial inteligente, rastreabilidade com RFID, controle em tempo real, inteligência artificial, pesagem industrial e plataformas digitais de gestão.
Com início previsto para agosto de 2025, os projetos beneficiarão mais de 700 indústrias, promovendo ganhos de produtividade, qualidade e eficiência. O edital representa um forte fomento à inovação em regiões fora do eixo Sudeste.
Plataforma de Inovação do SESI e SENAI impulsiona o Ceará
Segundo Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará, o desempenho é fruto de alinhamento estratégico e articulação técnica.
“Com o apoio do presidente Ricardo Cavalcante, estamos transformando conhecimento em soluções reais, ampliando a competitividade do setor produtivo”, comentou Holanda.
Se você é empreendedor e deseja criar uma startup, confira a matéria publicada pelo Economic News Brasil e descubra por que abrir uma startup vai muito além de capital e conhecimento técnico.