As obras da Transnordestina ganharam novo fôlego com a liberação de R$ 1,4 bilhão por parte do governo federal, conforme anunciado nesta sexta-feira (18/07). O recurso integra o Novo PAC e será destinado à ampliação do trecho entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape, fortalecendo a logística do Nordeste e reativando a participação de Pernambuco no traçado ferroviário.
Coordenado pela Transnordestina Logística S.A., empresa do grupo CSN, o projeto tem previsão de conclusão parcial até 2026, com 753 km de extensão. O foco é integrar polos produtores de grãos, combustíveis e minérios aos portos estratégicos de Suape (PE) e Pecém (CE), reduzindo o custo logístico da região.
Marquise Infraestrutura iniciou execução do Lote 8 no Ceará
A Marquise Infraestrutura foi autorizada, em junho, a executar o Lote 8 das obras da Transnordestina. O trecho tem 46 km e ligará Itapiúna a Baturité, cruzando os municípios de Quixadá (10,5 km) e Capistrano (12 km). O projeto inclui a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias a partir da ordem de serviço.
A expectativa é de geração de 800 a 1.000 empregos diretos e até 3.000 indiretos, fortalecendo a economia regional e acelerando a integração logística. A Marquise Infraestrutura, uma das maiores construtora do país, executa todos os lotes do projeto da maior obra de infraestrutura do Brasil.
Investimento reforça posição das obras da Transnordestina no país
As obras da Transnordestina são consideradas uma das maiores intervenções logísticas em curso no Brasil. Com a conexão entre o sertão nordestino e os portos marítimos, a ferrovia assume papel central na integração intermodal da região.
A entrada de novos trechos, como o Lote 8, consolida o avanço físico da obra e amplia sua relevância econômica das obras da Transnordestina. Segundo o governo, a execução está alinhada com metas estruturantes, priorizando entregas e atraindo novos investimentos para o setor ferroviário.