Uma passagem pelo Brasil trouxe repercussão internacional. Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (25/08), Alexsander Soros, presidente do conselho da Open Society Foundations e filho do bilionário George Soros, afirmou que Trump fortalece Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF). Já que as pressões do presidente americano acabam gerando efeito contrário e sustentando politicamente o governo petista.
Soros declarou que Trump representa uma ameaça ativa à soberania de diversos países, incluindo o Brasil. Para ele, a ofensiva de Washington tem produzido efeito oposto ao desejado pela direita brasileira. “Ele está tornando Lula mais popular”, disse. O empresário afirmou ainda que não vê possibilidade de negociação com Trump e ironizou: “O que há para negociar? Negociar Bolsonaro e sua soltura?”.
Para Soros: Trump fortalece Lula, há soberania nacional e regulação das big techs
O dirigente da Open Society afirmou que a defesa da soberania não se limita mais à direita. Portanto, políticas de Trump, como a guerra tarifária, levaram centro e centro-esquerda a adotar essa pauta. Além disso, ele defendeu maior regulação sobre as big techs, comparando a concentração de poder atual ao cenário enfrentado por Theodore Roosevelt no início do século 20.
Assim, para Soros, blocos como União Europeia e Mercosul deveriam se articular a fim de assegurar “soberania digital”.
Por fim, segundo a Folha, a Open Society destinou mais de R$ 170 milhões a ONGs no Brasil em 2023, principalmente em áreas como meio ambiente, descriminalização do aborto e direitos de minorias.









