A TIC Trens encerrou nesta sexta-feira (17/10) a primeira edição da Jornada da Inovação TIC Trens, um evento dedicado a promover a criatividade e o pensamento colaborativo entre seus colaboradores e parceiros.
A programação incluiu palestras, painéis e experiências imersivas com tecnologias como realidade virtual e Modelagem da Informação da Construção (BIM, em inglês), destacando o papel da inovação no avanço da mobilidade ferroviária.
Cultura interna e tecnologia ferroviária são pautas da Jornada da Inovação TIC Trens
A Jornada da Inovação TIC Trens, realizada em 16 e 17/10, marcou a estreia de um programa interno voltado à cultura criativa. O evento também destacou a experimentação tecnológica no setor ferroviário. Assim, a iniciativa reuniu colaboradores, especialistas e representantes do setor público para discutir o papel da inovação na mobilidade.
Durante os dois dias, os participantes exploraram um modelo BIM da futura Estação Água Branca, acessado com óculos de realidade virtual. Além disso, também puderam acompanhar painéis com líderes como Pedro Moro, diretor-presidente da TIC Trens, e Sarah de Sá Fernandes, coordenadora de Inovação.
Para Moro, “inovar significa olhar para todo o sistema, oferecendo melhores condições a quem utiliza o transporte público”. Já Sarah de Sá Fernandes ressaltou que “a inovação começa no dia a dia e une pessoas, tecnologia e propósito”.
A programação também apresentou o gibi As Viagens do Ticolino, criado em parceria com a Audible para conscientizar estudantes sobre segurança ferroviária.
Expansão do conceito de inovação em mobilidade
Além de promover a inovação na mobilidade, a TIC Trens vem expandindo sua participação no setor. Por exemplo, a empresa está prestes a assumir oficialmente a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), prevista para 26/11.
Ademais, a TIC Trens avança na preparação dos serviços do Trem Intermetropolitano (Jundiaí–Campinas), previsto para 2029, e do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo–Campinas), programado para 2031, consolidando uma agenda que alia inovação tecnológica, geração de empregos e modernização da mobilidade paulista.
Nesse contexto, com o evento, a TIC Trens, responsável pelo futuro Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM), reforça sua meta de consolidar-se como referência em inovação ferroviária e cultura colaborativa no Brasil.