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Arrendamento do Porto do Rio: Petrobras leva leilão por R$ 104 mi

Petrobras venceu o arrendamento do Porto do Rio de Janeiro (RDJ07) nesta quarta-feira (22/10), com oferta de R$ 104 milhões. O contrato de 25 anos prevê R$ 99,4 milhões em investimentos para modernizar o terminal e ampliar a eficiência logística das operações offshore. O projeto integra o plano estratégico da estatal e reforça sua presença no setor portuário.
Arrendamento do Porto do Rio: Petrobras vence leilão e investe R$ 99,4 milhões em infraestrutura logística offshore.
Petrobras venceu o arrendamento do terminal RDJ07 com oferta de R$ 104 milhões e investimento de R$ 99,4 milhões. (Imagem: Gov.br)

A Petrobras venceu o arrendamento do Porto do Rio nesta quarta-feira (22/10), com proposta de R$ 104 milhões de outorga. O contrato, válido por 25 anos, prevê investimentos de R$ 99,4 milhões na modernização da área RDJ07, voltada ao suporte logístico das operações offshore da estatal.

O projeto inclui a demolição de estruturas antigas, construção de um galpão de 3,5 mil metros quadrados e implantação de áreas administrativas, portarias e cercamento. Também prevê a compra de seis guindastes, dez empilhadeiras e vinte carretas. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma subestação elétrica e de um novo sistema de combate a incêndio.

De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, o arrendamento do Porto do Rio reforça a integração logística entre a costa fluminense e as bacias de Campos e do pré-sal, Assim, amplia a eficiência das operações marítimas e reduzindo custos. A concessão faz parte do 2º Bloco de Leilões Portuários, promovido pela Antaq e pela B3, em São Paulo.

Petrobras consolida estratégia offshore com arrendamento do Porto do Rio

Com o arrendamento do Porto do Rio, a Petrobras usará a nova estrutura como base estratégica para apoio logístico offshore, centralizando serviços de manutenção e transporte de equipamentos. O investimento integra o Plano Estratégico 2024–2028, que prioriza eficiência operacional e modernização da infraestrutura. Por isso, o projeto é considerado essencial para fortalecer a cadeia de suprimentos e reduzir dependência de prestadores externos.

Durante o evento, o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho afirmou que o país vive “o maior volume de concessões portuárias de sua história”. Segundo ele, o governo pretende realizar 60 leilões até 2028, com expectativa de R$ 40 bilhões em investimentos. O próximo projeto de arrendamento após o Porto do Rio será o Porto de São Sebastião, no litoral paulista.

No mesmo certame, o consórcio Britto-Macelog II venceu o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió (AL), com outorga de R$ 50 mil e investimentos de R$ 3,7 milhões. Assim, a iniciativa deve ampliar a capacidade de recepção de cruzeiros, hoje limitada a 612 passageiros por dia.

Perspectiva estratégica para a Petrobras

A vitória no arrendamento do Porto do Rio consolida a presença da Petrobras no setor portuário e reforça sua estratégia de expansão logística. O anúncio dá continuidade à outras frentes de expansão da empresa, como a exploração da Foz do Amazonas, liberada pelo Ibama na última segunda-feira (20/10).

Portanto, o terminal RDJ07 será um ponto-chave no abastecimento das plataformas do pré-sal. Com isso, a Petrobras fortalece sua autonomia e serve de modelo para futuras licitações de infraestrutura marítima no país.

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