A Petrobras venceu o arrendamento do Porto do Rio nesta quarta-feira (22/10), com proposta de R$ 104 milhões de outorga. O contrato, válido por 25 anos, prevê investimentos de R$ 99,4 milhões na modernização da área RDJ07, voltada ao suporte logístico das operações offshore da estatal.
O projeto inclui a demolição de estruturas antigas, construção de um galpão de 3,5 mil metros quadrados e implantação de áreas administrativas, portarias e cercamento. Também prevê a compra de seis guindastes, dez empilhadeiras e vinte carretas. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma subestação elétrica e de um novo sistema de combate a incêndio.
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, o arrendamento do Porto do Rio reforça a integração logística entre a costa fluminense e as bacias de Campos e do pré-sal, Assim, amplia a eficiência das operações marítimas e reduzindo custos. A concessão faz parte do 2º Bloco de Leilões Portuários, promovido pela Antaq e pela B3, em São Paulo.
Petrobras consolida estratégia offshore com arrendamento do Porto do Rio
Com o arrendamento do Porto do Rio, a Petrobras usará a nova estrutura como base estratégica para apoio logístico offshore, centralizando serviços de manutenção e transporte de equipamentos. O investimento integra o Plano Estratégico 2024–2028, que prioriza eficiência operacional e modernização da infraestrutura. Por isso, o projeto é considerado essencial para fortalecer a cadeia de suprimentos e reduzir dependência de prestadores externos.
Durante o evento, o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho afirmou que o país vive “o maior volume de concessões portuárias de sua história”. Segundo ele, o governo pretende realizar 60 leilões até 2028, com expectativa de R$ 40 bilhões em investimentos. O próximo projeto de arrendamento após o Porto do Rio será o Porto de São Sebastião, no litoral paulista.
No mesmo certame, o consórcio Britto-Macelog II venceu o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió (AL), com outorga de R$ 50 mil e investimentos de R$ 3,7 milhões. Assim, a iniciativa deve ampliar a capacidade de recepção de cruzeiros, hoje limitada a 612 passageiros por dia.
Perspectiva estratégica para a Petrobras
A vitória no arrendamento do Porto do Rio consolida a presença da Petrobras no setor portuário e reforça sua estratégia de expansão logística. O anúncio dá continuidade à outras frentes de expansão da empresa, como a exploração da Foz do Amazonas, liberada pelo Ibama na última segunda-feira (20/10).
Portanto, o terminal RDJ07 será um ponto-chave no abastecimento das plataformas do pré-sal. Com isso, a Petrobras fortalece sua autonomia e serve de modelo para futuras licitações de infraestrutura marítima no país.