A Câmara de Dirigentes Lojistas CDL Fortaleza terá no dia 19/12 uma noite que sintetiza reconhecimento e renovação para o varejo cearense, ao promover a nova edição do Troféu Iracema. O evento homenageia Ana Ximenes, diretora-executiva do Ponto da Moda, escolhida Lojista do Ano 2025 por sua trajetória de expansão e geração de empregos na Capital.
A homenagem reforça o peso do varejo na economia local. Especialmente em um momento em que empresas precisam alinhar gestão moderna, estrutura digital e adaptação constante ao consumo. Como observou atual presidente da CDL, Assis Cavalcante, “Ana Ximenes vem se destacando há alguns anos, com forte compromisso social e impacto no varejo local”.
Ao mesmo tempo, a solenidade marca a transição institucional da CDL Fortaleza, que inicia novo ciclo administrativo conduzido pelo presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Maurício Filizola, no biênio 2026–2028.
CDL Fortaleza e a valorização do varejo local
Criado pela CDL Fortaleza no fim da década de 1970, o Troféu Iracema consolidou-se como a principal honraria do varejo cearense. A premiação retrata, ano após ano, líderes que fortalecem cadeias produtivas, qualificam equipes e estimulam competitividade em um setor que passa por contínua transformação.
Nesse contexto, o reconhecimento a Ana Ximenes reflete a tradição do prêmio ao valorizar profissionais cuja gestão incorpora expansão, modernização e integração digital. Portanto, atributos indispensáveis para negócios que desejam responder com agilidade às mudanças do comportamento de compra na capital.
Diretoria renovada da CDL Fortaleza inicia ciclo em 2026-2028
A posse de Maurício Filizola inaugura uma gestão que reúne executivos experientes e representantes ligados à CDL Jovem. Sendo, inclusive, uma combinação que amplia repertório e reforça a agenda de modernização da entidade. Segundo Assis Cavalcante, essa integração deve trazer impacto positivo ao trabalho institucional, fortalecendo ações voltadas a qualificação, ambiente de negócios e apoio a empresas de diferentes portes.
A diretoria prepara iniciativas alinhadas a produtividade, tecnologia e estímulo a práticas inovadoras, dimensões essenciais em um varejo marcado por competição crescente e consumidores altamente conectados. Esse alinhamento reforça a intenção da entidade de ampliar a presença e o apoio ao setor ao longo do ciclo que se inicia.
Leia também: Parceria SINFAC e CDL Fortaleza amplia benefícios para associados
Um panorama ampliado sobre a atuação varejista
Fundada há mais de seis décadas, a CDL Fortaleza atua como interlocutora do varejo local. A câmara reúne empresas de diferentes portes e setores para defender melhores condições de negócio, qualificar mão de obra e promover iniciativas que apoiam a competitividade regional.
Pranto, a nova edição do Troféu Iracema junto a nova fase da CDL Fortaleza coincide com um momento de reorganização do comércio brasileiro. Momento impulsionado por digitalização, inflação mais estável e maior demanda por eficiência operacional. Esse cenário abre espaço para empresas que investem em logística, gestão qualificada e estratégias multicanais. Algo que, a longo prazo, busca fortalecer a posição do varejo cearense nos próximos anos.











