O projeto de veículo aéreo, já reconhecido como um projeto de carro voador da Embraer (EMBJ3), realizou seu primeiro voo nesta sexta-feira (19/12), na unidade de testes de Gavião Peixoto (SP), dando início à fase prática de ensaios do projeto desenvolvido pela Eve Air Mobility. O teste marca a transição do programa para operações reais, após etapas extensas de simulação e validação em solo.
Já no mercado financeiro, a notícia teve reflexo imediato. Por volta das 11h (horário de Brasília), as ações EMBJ3 subiam 1,23%, cotadas a R$ 87,87, indicando leitura favorável dos investidores sobre o avanço técnico do projeto liderado pela controlada da Embraer.
Carro voador da Embraer e os avanços técnicos do projeto Eve
A Eve Air Mobility atua no desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOLs, voltadas a deslocamentos urbanos de curta distância. Já em desenvolvimento há algum tempo, projeto de carro voador da Embraer recebeu, em junho, investimento da Finep avaliado em R$ 90 milhões. E agora a empresa inicia uma etapa que prevê centenas de voos de teste ao longo do próximo ano, em apoio ao processo de certificação.
Durante o ensaio inicial, a companhia validou a arquitetura da aeronave, os controles fly-by-wire (sistema eletrônico que substitui comandos mecânicos convencionais) e o sistema de propulsão integrado. Esses elementos sustentam a progressão gradual dos testes e a ampliação do envelope operacional da aeronave.
Em comunicado, o diretor de tecnologia da Eve, Luiz Valentini, afirmou:
“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada.”
Veja como é o modelo Eve de perto
Cronograma regulatório do carro voador da Embraer
A Eve informou que fabricará seis protótipos em conformidade para a campanha completa de ensaios. A empresa projeta obter a certificação, realizar as primeiras entregas e iniciar a operação comercial em 2027, prazo que já considera um ajuste de um ano em relação ao planejamento inicial.
No campo comercial, o projeto soma quase 3.000 pedidos potenciais antes do início da produção. A avesão sinaliza interesse antecipado de operadoras e parceiros no eVTOL da Embraer voltado à mobilidade aérea urbana.
O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) declarou, no início do ano, que avalia 2027 como um prazo realista para a certificação da aeronave. O projeto, portanto, é tratado pelo órgão como prioridade regulatória.
Desenvolvimento de aeronaves urbanas no setor global
A evolução do carro voador da Embraer ocorre em um ambiente de competição intensa entre fabricantes que buscam viabilizar aeronaves elétricas para uso urbano. A Eve, listada na Bolsa de Valores de Nova York desde 2022, recebeu neste ano novos aportes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, também contou com investidores como United Airlines, BAE Systems, Nidec, Thales e Acciona.
A entrada do protótipo em testes reais reposiciona o veículo aéreo urbano da Embraer dentro do calendário industrial e regulatório. Portanto, à medida que os ensaios avançam, ficamos cada vez mais próximos de uma realidade onde a mobilidade urbana também será aérea.











